Antes de mais nada, o Vasco está tentando a rescisão de Pablo Galdames, mas ouviu resposta negativa do jogador. O chileno exige o pagamento integral do contrato e das verbas rescisórias para a quebra de acordo com o Clube de São Januário.
A Agência RTI Esporte apurou que o jogador, de 27 anos, tem salário de R$ 370 mil mensais e contrato até o fim da atual temporada. O acordo prevê a extensão do vínculo por mais um ano. Entretanto, o termo aditivo não será acionado pela diretoria cruzmaltina.
Sem perspectivas de manter Pablo Galdames para 2025, o presidente Pedro Paulo de Oliveira tentou algumas formas de viabilizar a saída desde a última janela de transferências. Entretanto, ouviu que o volante não aceitaria abrir mão de dinheiro para deixar o Vasco.
Na época, o meio-campista tinha em mãos ofertas do San Lorenzo, da Argentina e da Universidad Católica, do Chile. Em ambos os cenários, por exemplo, o jogador acabou dificultando a negociação para deixar o Gigante da Colina.
Em meio às divergências sobre seu futuro, Pablo Galdames seguiu treinando no CT Moacyr Barboza. O chileno voltou a ser utilizado por Rafael Paiva, então técnico do Vasco, em partidas importantes na Série A do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil.
Ainda segundo apurou a reportagem, Pablo Galdames não deverá ser utilizado por Felipe Loureiro, técnico interino, nos últimos jogos do Vasco no Brasileirão. A tendência é que ele sequer seja relacionado para os confrontos contra Atlético-GO, Atlético-MG e Cuiabá.
Diante das fracas atuações com a camisa cruzmaltina, o jogador viu os interessados em seu futebol sumirem. Atualmente, é considerado caro para um reserva que deu pouquíssimo retorno técnico dentro de campo e pratica um futebol que não agrada à torcida.
Pablo Galdames ainda tem os meses de novembro e dezembro para receber. Além disso, tem direito a valores previstos em CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) como 13º salário, INSS e férias referentes ao período que atuou pelo Gigante da Colina.
A rescisão não é um tema bem digerido pelo jogador. Pablo Galdames, mesmo com a proximidade do fim do contrato, quer o que tem direito e o Vasco, por sua vez, quer se livrar de um peso em sua folha salarial do departamento de futebol.
Na passagem por São Januário, disputou 30 partidas, com 18 aparições na Série A do Campeonato Brasileiro, cinco na Copa do Brasil e sete no Campeonato Carioca. Nesse ínterim, assinalou dois gols, fez cinco assistências e totalizou 1958 minutos em campo.