O torcedor que for a São Paulo poderá encontrar um cantinho de Vasco na grande metrópole. Situada no italiano bairro do Brás, região central da cidade, a Rua Vasco da Gama é uma discreta localidade perpendicular à movimentada Avenida Rangel Pestana. Apesar do sugestivo nome, encontrar ligação com o clube carioca é algo difícil. Dentre comerciantes, trabalhadores e o pequeno número de moradores, há somente um único cruz-maltino: o baiano Gilson Souza, 55 anos, taxista da cooperativa que possui ponto no local há 20 anos.
Vim do sul da Bahia, mas moro aqui há 38 anos. Passei a ser torcedor do Vasco quando ganhei do meu irmão uma camisa e um calção do clube se recorda.
Placa da rua Vasco da Gama (Foto: Bruno Braz)
A rua tem pouquíssimas residências, que ficam sobre as dezenas de lojas de material de confecção. A origem do nome, ninguém sabe informar, e no único botequim do local, a predominância é toda do Santos, onde, inclusive, há até um pôster atualizado do Peixe campeão estadual de 2012.
Já até atendi uns clientes vascaínos, mas aqui é casa do Santos! diz o funcionário José Domingos, de 47 anos, que faz um adendo confortador aos cruz-maltinos:
Vou secar o Corinthians! - ressalta, lembrando o confronto desta quarta-feira, no Pacaembu, pelas quartas de final da Copa Libertadores.
Bar na Rua Vasco da Gama: no interior, pôster do Santos (Foto: Bruno Braz)