O presidente da Confederação Brasileira de Rúgbi (CBRu), Sami Arap, aprovou a iniciativa do Vasco, que será a sede do torneio da modalidade nas Olimpíadas de 2016, de criar uma escolinha gratuita, que será lançada na próxima segunda-feira, em São Januário.
\"Aplaudimos a iniciativa do Vasco e ressaltamos a seriedade, objetividade e transparência com a qual José Monteiro (vice-presidente de Esportes Olímpicos e Responsabilidade Social) e Roberto Dinamite (presidente do clube) abraçaram o projeto. Um clube carioca de tamanha tradição no futebol e em outros esportes olímpicos agora une-se ao rúgbi. Isto é motivo de total orgulho para a CBRu. Estamos confiantes na implantação do projeto, funcionando como fator de inclusão social e educação, inclusive junto à comunidades carentes\".
Sami Arap espera agora que outros clubes cariocas sigam o exemplo pioneiro do Vasco:
\"Acreditamos nessa possibilidade. Um dia, quem sabe a preliminar de um jogo de futebol entre Vasco e Flamengo no Maracanã não será palco de uma partida de rugby? Nossas atenções e esforços são vascaínas\".
As inscrições estã abertas no Departamento Infanto Juvenil do clube.
As aulas serão gratuitas e realizadas duas vezes por semana em um campo em frente ao estádio de futebol. Daniel Gregg, jogador do Niterói Rugby e da seleção brasileira, vai ser um dos professores.
Monteiro, dirigente vascaíno, observou que o clube sempre apoiou esportes olímpicos e ajudou no processo de inclusão social do esporte brasileiro.
\"Esta é uma grande oportunidade para ajudar na evolução do rugby brasileiro. Após a definição de São Januário como sede olímpica, resolvemos apostar nesse projeto\", afirmou Monteiro.