Futebol

Saiba algumas curiosidades do confronto "Atlético-MG x Vasco"

Atlético-MG e Vasco se enfrentam neste domingo com um único pensamento: os três pontos. Enquanto os mineiros buscam uma reviravolta dentro do Campeonato Brasileiro, o time carioca espera tirar proveito da má fase do adversário e emplacar a terceira vitória seguida. O Galo aposta nos dois jogos que fará dentro de casa e na mudança de ares que o Ipatingão pode trazer. A partida entre os dois times será às 16h (de Brasília), em Ipatinga, no Vale do Aço - o time comandado por Dorival Júnior vinha mandando os jogos em Sete Lagoas.
 

Um triunfo pode significar a entrada no G-4 para o Cruzmaltino, enquanto o Galo ainda busca fugir da zona da degola.

O paranaense Edivaldo Elias da Silva apita o duelo, válido pela 11ª rodada do Brasileirão. Ele será auxiliado por Moisés Aparecido de Souza, também do Paraná, e Anderson Coelho, de São Paulo. A partida terá transmissão do Premiere e da Rede Globo para os estados de SC, RJ, ES, GO, TO, BA, SE, AL, PB, RN, CE, PI, AM, RO, AC, RR, AP e DF e as cidades de Juiz de Fora-MG, Balsas-MA e Santarém-PA. E o GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos.

\"header

Atlético-MG: O Galo se aproxima da zona de rebaixamento e vê esta partida contra o Vasco como o momento da reviravolta. Com pretensões de título no início da competição, o time mineiro quer reencontrar as vitórias para afastar logo o fantasma da briga contra a queda, drama que o perseguiu na temporada passada. Uma nova derrota pode criar insegurança ao comando de Dorival Júnior.

Vasco: após duas vitórias consecutivas, o Vasco espera confirmar o bom momento e voltar a figurar no grupo dos quatro primeiros do Campeonato Brasileiro. A vitória faria com que a diferença para o líder Corinthians fosse reduzida, além de dar um gás extra ao time, que irá enfrentar uma verdadeira maratona de jogos on próximo mês, incluindo aí a estreia na Copa Sul-Americana.

Atlético-MG: O técnico Dorival Júnior tinha o time definido, mas os bons treinos de alguns jogadores considerados reservas deixaram dúvidas na cabeça do treinador. Na parte defensiva, tudo garantido. Será o mesmo time que venceu o América-MG. Do meio pra frente, algumas dúvidas. A provável escalação alvinegra terá: Giovanni; Patric, Leonardo Silva, Réver e Guilherme Santos; Richarlyson, Serginho, Caio (Renan Oliveira) e Daniel Carvalho (Mancini); Magno Alves (Neto Berola) e Jonatas Obina.

Vasco: o técnico Ricardo Gomes confirmou que irá poupar Juninho. Além disso, a equipe terá o desfalque de Felipe, que, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, dará lugar a Eduardo Costa. Será o primeiro jogo do volante após a renovação de contrato. Outras novidades serão os retornos de Fagner, que cumpriu suspensão, e de Diego Souza, titular novamente após dois jogos no banco. Contratado recentemente, Julinho briga por uma vaga no meio de campo com Bernardo. O Vasco deve entrar em campo com: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Anderson Martins e Marcio Careca; Romulo, Eduardo Costa, Julinho (Bernardo) e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro.

Atlético-MG: O atacante Guilherme é o principal desfalque do técnico Dorival Júnior. Contundido, o atacante já ficou de fora das últimas duas rodadas. Além dele, jogadores importantes indisponíveis: o volante Fillipe Soutto voltou a treinar, mas não tem condições de jogo. E o recém-contratado André, já regularizado, precisa ainda aprimorar a parte física.

Vasco: Felipe recebeu o terceiro cartão amarelo na vitória sobre o Atlético-PR, em São Januário, e cumpre suspensão contra o Galo. Fellipe Bastos, Nilton e Cesinha estão em fase de recondicionamento físico. Com um problema na coxa direita, Max está no departamento médico.

Atlético-MG: Caio, Dudu Cearense, Guilherme, Leonardo Silva, Rever, Serginho e Toró.

Vasco: Diego Rosa, Julinho e Márcio Careca.
 

Atlético-MG: O volante Richarlyson cumpriu suspensão contra o Santos e está de volta à equipe titular. Ele pode repetir a função cumprida na vitória sobre o América-MG, quando se posicionou como terceiro zagueiro durante boa parte do jogo. Além disso, terá um duelo a parte com o irmão Alecsandro, atacante do Vasco.

Vasco: : motivado e em boa forma física, Diego Souza volta ao time após ter esquentado o banco nos dois últimos jogos. Durante este período, ele intensificou os treinamentos e está mais animado do que nunca. Além do incentivo de ser escalado novamente entre os titulares, o camisa 10 do Vasco vai enfrentar seu ex-clube após uma passagem frustrante.

Daniel Carvalho, meia do Atlético-MG: “Temos que pensar em nós. Do outro lado vai ter uma equipe de qualidade. O Vasco mostrou no primeiro semestre, na Copa do Brasil, que é uma das melhores equipes do país. Mas temos vencer e que entrar numa sequência de vitorias”.

Ricardo Gomes (técnico do Vasco): \"O Atlético-MG busca uma recuperação, tem um excelente treinador, um elenco de respeito e vai fazer de tudo para nos vencer. Será um jogo tão difícil como foi contra o Atlético-PR. É um clube de tradição, que vai jogar diante da torcida em um estádio lotado. Ou seja, será um clássico muito difícil\".

*Quem venceu mais? Confira o histórico do confronto na Futpédia.

* A média de gols das partidas entre Atlético-MG e Vasco em Campeonatos Brasileiros é de 2,5 por jogo. Foram marcados 115 gols em 46 jogos. Apenas cinco confrontos terminaram sem gols, nos anos de 1971, 80, 86, 90 e 2005.

* Depois de mandar todos seus jogos neste ano em Sete Lagoas, o Atlético-MG recebe o Vasco em Ipatinga. A última vez que o Galo atuou na cidade foi no empate por 2 a 2 com o time local, pelo Campeonato Mineiro deste ano.

* O Vasco não vence uma partida de Campeonato Brasileiro em Minas Gerais há 11 anos (ou 18 jogos). A última vitória vascaína no estado aconteceu no dia 23 de dezembro de 2000, quando derrotou o Cruzeiro por 3 a 1.

Na última vez que as equipes se enfrentaram ficou tudo igual no placar. No dia 9 de setembro do ano passado, Vasco e Atlético-MG empataram por 1 a 1, em São Januário, na abertura do returno do Campeonato Brasileiro. Eder Luis abriu o placar para o time da casa ainda no primeiro tempo, e Ricardinho, cobrando pênalti, empatou para os visitantes aos 39 minutos da etapa final. Com a igualdade, os vascaínos alcançaram a marca de 12 partidas sem derrotas.