Nesta sexta-feira (13) é comemorado o dia Internacional do Rock e o Vasco tem uma história especial com esse movimento musical, seja no passado ou no presente. Por exemplo, os líderes da \"Jovem Guarda\", Roberto Carlos e Erasmo Carlos, nunca esconderam a paixão pela Cruz de Malta.
O Rei foi presenteado pelo presidente do Club de Regatas Vasco da Gama, Roberto Dinamite, com o título de Sócio Proprietário Benfeitor do seu clube de coração, após uma apresentação no Rio de Janeiro, no final de 2011.
Roberto Dinamite entrega título de sócio Proprietário Benfeitor ao Rei vascaíno, Roberto Carlos
Foto: Leandro Marins
Erasmo Carlos, por sua vez, compôs uma música em homenagem ao Vascão, chamada \"Nosso Vasco Campeão\", que cantou recentemente no DVD \"Vamos todos Cantar de Coração\", megashow do Vasco realizado em agosto do ano passado, em comemoração aos 113 anos do clube com diversos artistas vascaínos dos mais variados gêneros, como Fernanda Abreu, que fez parte da \"Blitz\", banda de rock de muito sucesso no início dos anos 80.
Em entrevista ao DVD do show, Erasmo Carlos contou uma das curiosidades envolvendo ele e os craques vascaínos da época, como Vavá, Sabará e Bellini. Veja:
De pai para filho
Além dessa sua relação próxima ao Gigante da Colina, Erasmo, como grande vascaíno, passou sua paixão para o seu filho Alexandre Pessoal ao levá-lo para assistir à final do Campeonato Carioca de 1982, quando o Vasco conquistou o título sobre o rival Flamengo. Alexandre atualmente é o apresentador da VascoTV, programa que traz os bastidores do clube para o torcedor toda quinta-feira, às 20h, no Esporte Interativo e no canal do oficial do Cruz-Maltino no Youtube (http://www.youtube.com/vasco).
Arquibancada Roqueira
A torcida do Vascão também se baseou em músicas de rock para criar duas de suas canções mais famosas: uma no ritmo da música \"Anna Júlia\", do Los Hermanos e \"São Januário meu Caldeirão\", inspirada em \"Bebendo Vinho\", do gaúcho Wander Wildner. A torcida organizada Guerreiros do Almirante (GDA), autora dessas duas versões, doou-as ao clube, e elas foram cantadas no megashow \"Vamos Todos Cantar de Coração\".
Bandas Vascaínas
A banda Los Hermanos gravou o hino cruzmaltino ao lado de Paulinho da Viola, em 2004. O grupo de rock Catedral, formada por torcedores vascaínos, também gravou o Hino do Vascão, adaptando seu ritmo ao estilo rock n roll, além de fazer músicas em homenagem ao clube, como \"O Sentimento não pode parar\".
Das arquibancadas de São Januário, nasceu a banda Almirante 21, que em ritmo de rock toca os hits ecoados pela torcida na Colina Histórica. O seu nome é uma homenagem ao Cruz-Maltino, pois Almirante remete ao Almirante Vasco da Gama e o número 21 porque, segunda a banda, ele é o algarismo do Vasco. O clube foi fundado no dia 21 de agosto e São Jaunário no dia 21 de abril. O Gigante da Colina conquistou o seu Tricampeonato Brasileiro no dia 21 de dezembro de 1997 e na mesma data, na madrugada do ano 2000, comemorou a virada histórica na final da Mercosul contra o Palmeiras.
Metal Cruzmaltino
Na final do Campeonato Brasileiro de 2000, que ocorreu em 2001, o grupo Iron Meiden, em visita ao Brasil para participar do festival Rock in Rio, foi ao Maracanã assistir o Gigante da Colina conquistar o seu Tetracampeonato nacional. O baixista da banda, Steve Harris, tentou abrir a bandeira do Vascão durante o show no festival, mas a organização do evento não permitiu.
Guitarras na Torcida
No dia 22 de setembro de 1968, no Maracanã, a torcida cruzmaltina inovou novamente ao trocar as tradicionais batucadas por guitarras e amplificadores. A equipe de São Januário venceu o jogo sobre o Atlético-MG por 2 a 0, como mostra a reportagem abaixo.