Após reunião do conselho arbitral, os 16 clubes que integram o Campeonato Carioca-2014 decidiram, por unanimidade, aprovar a forma de disputa em turno único para a próxima edição do torneio.
A mudança no regulamento está condicionada ao Conselho Nacional do Esporte, que precisa dar o sinal verde para a troca. A tendência, no entanto, é que a nova proposta seja liberada pelos membros do CNE, que já sinalizaram internamente que não há nenhum desrespeito ao Estatuto do Torcedor.
Com a decisão, o Carioca-2014 será disputado entre o dia 19 de janeiro e 13 de abril, totalizando 19 datas. O clube que somar mais pontos após a fase de disputa, que será realizada em 15 rodadas, será declarada campeã da Taça Guanabara. Os outros três clubes integrarão as semifinais, que serão decididas em dois jogos.
A ideia foi formatada por representantes dos quatro clubes grandes, da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) e da Rede Globo, detentora dos direitos de transmissão do torneio.
A mudança foi forçada por conta do calendário do ano que vem, que ficou mais espremido por conta da Copa do Mundo. Com a redução de datas do torneio regional, os clubes ganharam alguns dias extras para o período de pré-temporada.