Foto: Annibal Canizio- Blog de Base |
Artilheiro do último Campeonato Sul-Americano sub-15 com a camisa da Seleção Brasileira, o atacante Thiago Mosquito tinha tudo para estar brilhando com a camisa do Vasco e ser relacionado para a disputa da Copa São Paulo de 2013, mas acertou sua saída no final do primeiro semestre e de lá pra cá não entrou mais em campo.
A negociação que ocasionou a saída de Mosquito, hoje com 16 anos, do Gigante da Colina é repleta de mistério. Enquanto a parte responsável pelo jogador diz que o cruzmaltino não se propôs a valorizá-lo, o clube de São Januário alega que o mesmo pediu um valor muito alto e sumiu do clube após brilhar num torneio sul-americano com a Seleção.
O fato é que a grande maioria dos clubes do futebol brasileiro deu razão ao Vasco e até mesmo por isso não contrataram o jovem. O nome de Mosquito chegou a ser cogitado no São Paulo, mas foi vetado imediatamente por René Simões, na época responsável pela base do Tricolor. Com a recusa do clube paulista, o jovem foi oferecido a outros time de grande expressão, porém só foi \"aceito\" no Atlético Paranaense.
No clube do Paraná desde setembro, Mosquito vem tendo que conviver com diversos problemas. Além de não pode atuar por conta do atraso de sua documentação, o ex-vascaíno tem visto seu atual clube sofrer represália dos demais. Recentemente, o Furacão foi impedido de participar do Campeonato Brasileiro sub-17.
Outra competição que o atacante não participará é a Copa São Paulo de 2013. Diferentemente de Matheus Índio e Danilo, que devem disputar a competição com 16 anos, Mosquito terá que esperar mais um ano para disputar pela primeira vez uma das competições mais importantes da base brasileira.
Em uma rápida conversa com o Blog, Mosquito lamentou os últimos acontecimentos, mas declarou que não se arrepende de nada que fez. Apesar disso, o jovem revelou que aceitaria voltar ao cruzmaltino caso seja necessário:
- Estou só treinando. Quando cheguei já tinham acabado as inscrições do torneio que o Atlético estava disputando. Mas beleza. Me arrepender do que aconteceu? Não me arrependo não, mas se tiver que voltar, eu volto - disse com exclusividade.
Antigo técnico do sub-15: \"Ele queria ficar\" |
Capitão Mosquito recebe a Taça do Campeonato Carioca sub-15 de 2011Foto: Site da Ferj |
Uma dos que mais lamentou a saída de Mosquito do Vasco foi o técnico Cássio, que o treinou na categoria sub-15. Atual treinador do sub-17, o ex-lateral disse que chegou a conversar com o jovem e o aconselhou a não deixar o clube de São Januário:
- Eu até conversei com o Mosquito sobre esse assunto. Acho que ele perdeu muito. Ele perdeu um ano, ficou parado e deixou de evoluir em algumas coisas durante um ano. O Vasco perdeu muito com a saída dele, pois é um atleta com um potencial enorme, assim como são o Índio e o Danilo. Eu conversei com ele, tentei com que ele permanecesse do Vasco, mas era uma coisa que não dependia dele - disse com exclusividade ao \"Só dá Base/Só dá Vasco.
Cássio revelou ainda que seu antigo comandado não gostaria de ter deixado o Gigante da Colina:
- Ele queria ficar, mas ocorreram outras coisas, coisas que eu não posso falar pelo fato de não ter acompanhado tudo isso de perto. Mas para o Vasco foi uma perda muito grande - declarou com exclusividade ao \"Só dá Base/Só dá Vasco.
Amigo lamenta saída, mas deseja sorte ao companheiro |
Mosquito e Matheus Índio- Foto: Annibal Canizio- Blog de Base |
Grande amigo de Thiago Mosquito, com quem formava uma grande dupla ofensiva, o meio-campo Matheus Índio foi outro a lamentar sua saída. Apesar disso, o meia recém promovido ao time de juniores desejou sorte ao companheiro no seu novo clube:
- A saída dele foi ruim para o Vasco. Perdeu um grande jogador, mas acho que ambas as partes não chegaram a um acordo. Mosquito procurou o melhor para ele. Desejo sorte sempre na careira e espero que ele seja feliz onde estiver - afirmou com exclusividade ao \"Só dá Base/Só dá Vasco.
Por Carlos Gregório Junior
Veja a reportagem no local de origem e confira mais matérias exclusivas sobre o Vasco.