Nem Ney Franco, nem Antonio Carlos Zago e muito menos Celso Roth, Tite ou Abel Braga. O novo treinador do Vasco será Vágner Mancini. Ontem, a diretoria esperava a chegada do técnico ao Rio para sacramentar a negociação e acabar com a novela em que se transformou a contratação do treinador para 2010.
Já acertamos com seu empresário, só falta ratificar com ele o que foi negociado para que o contrato seja assinado, garantiu o vice-presidente de futebol, José Hamilton Mandarino, sem saber ainda se Mancini desembarcaria no fim da noite para a reunião final.
Com o negócio praticamente fechado, o clube deve anunciar ainda hoje em seu site a contratação. Paulista de Ribeirão Preto, Vágner Carmo Mancini tem 43 anos de idade e oito como treinador. Começou a carreira como técnico no Sãocarlense-SP, em 2002. Depois comandou o Paulista-SP e o Al-Nasr-EAU. Em 2008, teve a primeira oportunidade de dirigir um grande clube, o Grêmio. Depois, assumiu o Vitória-BA. Este ano, comandou o Santos e ainda voltou ao time baiano.
Sua maior proeza como treinador foi ter levado o modesto Paulista à conquista da Copa do Brasil de 2005, batendo o Fluminense na final. O segundo jogo da decisão aconteceu em São Januário. No estádio, o técnico também teve papel marcante no rebaixamento vascaíno: era ele o comandante do Vitória na partida em que o Vasco perdeu por 2 a 0 e caiu para a Série B.
Além de ser um técnico dentro da realidade financeira do clube ganha um pouco mais de R$ 100 mil , Mancini está dentro do perfil exigido pelos dirigentes: é jovem e não tem os vícios dos mais experientes.
A diretoria vascaína vai ouvir Vágner Mancini antes de fechar o elenco para 2010. O clube ainda contratará pelo menos mais quatro reforços.