Santos e Vasco voltam a campo neste domingo, às 16h, na Vila Belmiro, em partida válida pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Apesar de despistar a todo momento, o elenco santista está engasgado com a derrota sofrida em São Januário, no primeiro turno, por 4 x 0, com direito a um verdadeiro show do meia argentino Darío Conca.
As equipes montam sua estratégia de jogo para que consigam terminar a rodada entre os quatro primeiros colocados do Brasileirão. No caso do Peixe, com 42 pontos, na sexta posição, a tarefa é um pouco mais fácil. Já para o time da Colina, com 40, é necessário melhorar o desempenho atuando fora de casa, caso queira alcançar o objetivo. A equipe comandada por Celso Roth conquistou apenas 11, dos 39 pontos disputados como visitante.
Há um fator psicológico positivo para os vascaínos triunfarem novamente sobre o Peixe nesta temporada. Nos últimos anos, o time tem sido uma verdadeira pedra no sapato do Santos. Prova disso é que, desde 2005, quando venceu dentro de São Januário, por 3 x 1, o Peixe não sabe o que é vitória sobre os cariocas. O Santos não vence o rival na Vila Belmiro desde 2003.
No time da Baixada Santista, o meia Pedrinho treinou na equipe titular nesta quinta-feira, no primeiro treinamento coletivo visando a partida de domingo. O jogador atuou na criação das jogadas ao lado de Petkovic. A outra novidade foi a volta do lateral-direito Baiano, que cumpriu suspensão automática na última rodada, diante do Grêmio. Na lateral-esquerda, com o terceiro cartão amarelo de Kléber, Vanderlei Luxemburgo manteve Carlinhos como titular.
Embalado pela classificação às quartas-de-final na Copa Sul-Americana, o Vasco não terá o meia argentino Darío Conca, que ainda se recuperando de um corte na perna direita. O técnico Celso Roth decidiu pela entrada de Marcelinho.
Mesmo satisfeito com o rendimento do time na vitória por 3 x 0 sobre o Lanús-ARG, em São Januário, o comandante cruzmaltino deverá voltar a utilizar o esquema com três zagueiros. Enquanto Jorge Luiz e Júlio Santos estão garantidos, Vilson e Luizão brigam por uma vaga.
Ao ser indagado sobre quem entrará na zaga, Celso Roth desconversou e deixou uma dúvida no ar. Todos no Vasco estão mostrando qualidades e qualquer um deles pode entrar contra o Santos, salientou.
SANTOS X VASCO
Data: 30/09 (domingo)
Horário: 16h00
Local: Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro), em Santos (SP)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (PR-Fifa)
Assistentes: Gilson Coutinho (PR) e Eremílson Macedo (DF)
Santos
Fábio Costa; Baiano, Domingos, Adaílton e Carlinhos; Rodrigo Souto, Maldonado, Pedrinho e Petkovic; Renatinho e Kléber Santana.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Vasco
Silvio Luiz; Jorge Luiz, Júlio Santos e Vilson (Luizão); Wagner Diniz; Amaral Perdigão, Marcelinho e Guilherme; Leandro Amaral e Alan Kardec (Enílton).
Técnico: Celso Roth