Hoje, um dos maiores orgulhos da torcida do Vasco completa 93 anos. O Estádio de São Januário foi inaugurado no dia 21 de abril de 1927 em resposta aos clubes elitistas do Rio de Janeiro naquela época. (segue)
Em 1927, o Vasco efetuou a compra de um terreno da Sociedade Anonyma Lameiro, no bairro São Cristóvão. O local que seria construído o futuro estádio do Vasco chamava-se 'Chacrinha do Imperador'. (segue)
Assim como em toda a história do Vasco, a torcida não poderia deixar de fazer parte da construção da Colina Histórica. Os torcedores e sócios-torcedores contribuíram e muito em uma campanha que possibilitou a compra de cimento e ferro. (segue)
No dia 21 de abril de 1927, com a presença de Washington Luís, então presidente do Brasil e Raul da Silva Campos, presidente do Vasco, o estádio foi inaugurado. Um major português foi o responsável por cortar a fita inaugural do estádio do Vasco da Gama. (segue)
Há 93 anos, o Vasco enfrentou o Santos no amistoso de inauguração de São Januário. O clube acabou sendo derrotado pelos paulistas por 5 a 3. O primeiro gol do estádio foi marcado por Evangelista, jogador do Santos. O primeiro gol do Vasco em sua casa foi de Galego. (segue)
O estádio vascaíno foi por muito tempo o maior do Brasil, do Rio de Janeiro e da América do Sul, até a construção do Pacaembu, Maracanã e Centenário (Uruguai), respectivamente. A Fachada Histórica do estádio é tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.