Futebol

São Januário já marcou grandes momentos em Vasco x Sport

Após quase cinco anos, Vasco e Sport voltam a se enfrentar em São Januário. A última partida entre os dois clubes no local foi no dia 13 de agosto de 2020 pela Série A, com uma vitória carioca por 2 a 0, com dois gols do volante Felipe Bastos.

No histórico do retrospecto entre cruz-maltinos e rubro-negros, o estádio vascaíno já foi palco de grandes jogos. Alguns deles históricos, que o ge relembra.

Gol mil de Romário

O jogo era válido apenas pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, mas entrou para a história. Afinal, no dia 20 de maio de 2007, Romário de Souza Faria finalmente chegava ao seu milésimo gol na carreira. A vítima foi o Sport. O palco, São Januário.

Assistir vídeo

Com o Vasco já vencendo por 2 a 0, o Baixinho viu a chance de chegar à marca milenar logo no início do segundo tempo, quando foi marcada uma penalidade a favor dos donos da casa.

E assim, de pênalti, como Pelé, Romário chegou ao seu milésimo gol, deslocando o goleiro Magrão. Festa em São Januário, com direito a volta olímpica do Baixinho.

Sport avança para a final da Copa do Brasil

No ano seguinte, Vasco e Sport voltaram a se enfrentar em um jogo histórico em São Januário. Dessa vez, válido pela semifinal da Copa do Brasil.

Após derrota no jogo de ida, na Ilha do Retiro, por 2 a 0, o Vasco conseguiu devolver o placar, com direito ao segundo gol, marcado por Edmundo, sair aos 45 minutos do segundo tempo. Porém, o mesmo Edmundo viria a ser vilão pouco tempo depois.

Assistir vídeo

Na disputa de pênaltis, o atacante vascaíno foi o primeiro a abrir as cobranças. E errou, mandando longe da meta do goleiro Magrão. Na sequência, ninguém mais falhou (inclusive Magrão, que cobrou o único pênalti da carreira). O último coube a Carlinhos Bala, que converteu, levando o Sport a sua segunda final de Copa do Brasil. Dessa vez para ficar com o título.

Goleadas dos dois lados

Pouco menos de dois meses depois da semifinal da Copa do Brasil, Vasco e Sport voltariam a ficar frente a frente em São Januário, dessa vez pelo Campeonato Brasileiro. E dessa vez, os donos da casa voltaram para casa mais felizes, com uma goleada por 4 a 0, gols de Morais, Jean, Pablo e Edmundo. É o maior placar a favor dos cruz-maltinos no confronto.

Assistir vídeo

O troco do Leão veio quatro anos depois. Dessa vez, o Sport não tomou conhecimento dos donos da casa, com uma vitória por 3 a 0, com gols de Felipe Azevedo, Hugo e Henrique Almeida, em jogo válido pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. E mesmo tendo como palco São Januário, esse se tornou o maior placar a favor da equipe pernambucana no confronto.

Assistir vídeo

Retrospecto

No jogo deste sábado, o Sport tentará quebrar um jejum. Afinal, jogando fora de casa, o Rubro-negro não derrota o Vasco há 13 anos. O último triunfo foi o 3 a 0 citado acima.

Desde então, foram cinco jogos no Rio de Janeiro entre as duas equipes, com quatro vitórias do Vasco e um empate por 0 a 0. Esse no Maracanã, pela Série B de 2022.

No retrospecto geral dos jogos tendo o Vasco como mandante, são oito vitórias cruzmaltinas, contra quatro do Leão, além de três empates.

Considerando também as partidas no Recife, são ao todo 33 duelos, com 15 vitórias vascaínas, oito do Sport e 10 empates.

Fonte: ge
  • Terça-feira, 08/04/2025 às 21h30
    Vasco Vasco 1
    Puerto Cabello Puerto Cabello 0
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Sábado, 12/04/2025 às 21h00
    Vasco Vasco
    Sport Sport
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 15/04/2025 às 21h30
    Vasco Vasco
    Ceará Ceará
    Campeonato Brasileiro - Série A Castelão
  • Sábado, 19/04/2025 às 18h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
Artilheiro
Pablo Vegetti 11
Jogos
Vitórias 8 (42,11%)
Empates 6 (31,58%)
Derrotas 5 (26,32%)
Total 19
Gols
Marcados 26 (57,78%)
Sofrido 19 (42,22%)
Total 45
Saldo 7
Cartões
Amarelos 42 (100,00%)
Vermelhos 0 (0,00%)
Total 42