Após mais de dois anos, São Januário voltará a receber um jogo de Série A do Campeonato Brasileiro, com Vasco x Bahia, nesta segunda-feira, às 20h (de Brasília). Alvo de críticas de torcedores no início da temporada, por conta das atuais condições, o estádio vem recebendo pequenas melhorias dentro de um planejamento para a temporada.
Há muitos anos sem uma grande reforma, São Januário tem problemas estruturais. O estádio pertence ao Vasco associativo, mas, como inquilino, a SAF tem obrigação contratual de fazer a manutenção no local. Durante visita nesta semana, Josh Wander, sócio-proprietário da 777 Partners, prometeu melhorias.
- Visitamos São Januário para ver o estádio e suas necessidades de infraestrutura que vamos melhorar nos próximos meses. São Januário é a nossa casa e acreditamos muita na melhoria da infraestrutura para garantir que o estádio tenha a melhor aparência para receber nossos torcedores - prometeu Josh.
As melhorias apontadas por Josh visam melhorar a aparência e o ambiente de São Januário, desgastado por anos sem grandes manutenções. A reforma de modernização e ampliação do estádio, no entanto, é outra história. O Vasco associativo tem negociações com a Prefeitura do Rio de Janeiro para adquirir o potencial construtivo do estádio e conseguir receitas para uma grande obra. O clube tem um projeto engavetado para ampliar a capacidade para 43 mil torcedores.
Em janeiro, após obras no alojamento dos atletas e no colégio de São Januário, o gestor de sedes Pedro Seixas prometeu que o próximo passo seria atacar as questões "que aparecem para o público, mirando o início do Brasileiro". Nem tudo estará pronto para o jogo contra o Bahia na segunda, no entanto. Veja o que está sendo feito:
Melhoria de serviços e troca de telão
Devido à quantidade de problemas estruturais antigos, o Vasco vem realizando estudos para encontrar soluções para infiltrações, impermeabilização e reforço de estruturas. Essas são as prioridades antes do embelezamento do estádio. O que não significa que a SAF não esteja trabalhando para melhorar a experiência do torcedor de forma imediata.
O primeiro passo foi o gramado, reformado recentemente. Fora de campo, o enfoque imediato no torcedor é diretamente relacionado aos serviços oferecidos. O Vasco contratou uma nova empresa para otimizar processos operacionais, desde a venda de ingressos. Em breve São Januário terá novas catracas que prometem melhorar e acelerar o acesso ao estádio e o fluxo de torcedores. A SAF também está em processo de concessões para trocar os bares e os serviços de limpeza de São Januário.
O Vasco também iniciou o processo da troca do telão, antiga reivindicação da torcida. As bases serão mantidas, mas um novo telão, mais moderno, será instalado em breve. As atuais placas, por exemplo, já estão sendo removidas. O clube também tem negociações em andamento para trocar o sistema de som e melhorar a iluminação dentro do estádio.
Plano de revitalizar a arquibancada
O cronograma é que ainda em 2023 o Vasco realize a revitalização da arquibancada com a remoção da tinta, impermeabilização e repintura de todo os espaços. O clube, no entanto, não estabelece um prazo, mas alguns locais já começaram a receber melhorias.
Já foi feita, por exemplo, a pintura dos acessos da social de São Januário, além da revitalização parcial dos acessos ao estádio. Agora está sendo finalizado o estudo de infra e contratação de empresa para substituir os banheiros químicos por banheiros pré-fabricados com conexões apropriadas de água e esgoto.
Houve também a instalação de mais câmeras de segurança dentro de São Januário e atualização do plano de estádio para o Corpo de Bombeiros, adequações solicitadas pelo corporação também pelo BEPE (Batalhão Especializado em Policiamento de Estádios).
O Vasco também tem feito obras imediatas que melhorem as condições das pessoas que moram em São Januário, como a pousada da base e hotel. A ideia é em breve realizar melhorias nos espaços destinados aos funcionários do estádio.