No dia 1º de maio deste ano, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) completa 70 anos de existência. Para marcar essa data histórica, o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) está agendando uma série de eventos, com o apoio da Amatra1, da Escola Judicial, Esacs e outros parceiros.
No dia 30 de abril, haverá uma solenidade no Estádio de São Januário (Club de Regatas Vasco da Gama), às 16h, no bairro de São Cristóvão palco onde, em 1943, o presidente da República Getúlio Vargas anunciou a criação da CLT para um estádio lotado. Na ocasião, será colocada uma placa alusiva aos 70 anos de promulgação da CLT. O evento, que acontecerá à beira do gramado, contará com a presença de autoridades do mundo jurídico, do esporte e da sociedade carioca, além do público em geral.
No dia 24/4, o palco da celebração será a Central do Brasil. O Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin) formado pela Amatra1, TRT/RJ, Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab/RJ), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/RJ) e Ministério Público do Trabalho da 1ª Região (MPT/RJ) , em parceria com a Ouvidoria do Regional e a Central dos Sindicatos Brasileiros, promoverá uma celebração pela data, ao longo de todo o dia, com a participação do público. Serão distribuídas cartilhas e material informativo sobre direitos e deveres dos trabalhadores.
Neste mesmo dia (24), a comemoração continua no Centro Cultural do TRT/RJ, onde,a partir das 16h, será aberta ao público uma mostra, que permanecerá atéo dia 03 de maio,trazendo a primeira e histórica edição da CLT, além de outras curiosidades como painéis com imagens de Getúlio Vargas, o áudio do presidente no momento em que assinou a CLT, entre outras peças.
Na sexta-feira (26), das 14h às 17h, a Escola Judicial do TRT/RJ (EJ1) promoverá palestras, no Prédio-Sede, com participação dos ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Alexandre de Souza Agra Belmonte e Walmir Oliveira da Costa, e com o jurista Benedito Calheiros Bonfim, advogado militante na Justiça Trabalhista, desde 1945, e autor de diversos livros e artigos sobre a Justiça do Trabalho.
Também no dia 26/4, está marcada Sessão Solene em Celebração aos 70 anos da CLT na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), no Palácio Tiradentes (Rua Primeiro de Março, s/nº, Centro). A proposição é do deputado estadual Paulo Ramos, presidente da Comissão de Trabalho, Legislação Social e Seguridade Social da Alerj.
Já no dia 29/4, no Passadiço Cultural servidão que interliga os dois Fóruns do bairro da Lapa, região central do RJ -, será inaugurada uma exposição alusiva à criação da CLT, além de haver a distribuição de exemplares de uma edição comemorativa impressa com o texto original da CLT. O projeto foi concebido em parceria com o Instituto Justiça e Cidadania. A mostra estará aberta ao público até setembro.
Colocando em pauta um debate bem atual, a Escola de Administração e Capacitação de Servidores (Esacs) do TRT/RJ realizará, no dia 2/5, das 15h às 17h, a palestra Os 70 anos da CLT e os novos direitos do empregado doméstico, com a desembargadora do Trabalho Vólia Bomfim Cassar, doutora em Direito e Economia pela Universidade Gama Filho. A palestra acontecerá no auditório do 4º andar do Prédio-Sede do TRT/RJ.
As iniciativas do TRT/RJ também englobama participação no primeiro jogo-teste do Maracanã, com a presença dos jogadores Bebeto e Ronaldo, em 27/4.