stádio do Vasco, São Januário completou 97 anos neste domingo. A casa vascaína, erguida pela própria torcida, foi celebrada nas redes sociais nos perfis do estádio, do clube associativo e no da SAF.
"#SãoJanuário97Anos 💢🏟️
Fruto da luta vascaína contra o racismo e o preconceito no esporte, o Estádio Vasco da Gama, popularmente conhecido como São Januário, foi inaugurado no dia 21 de abril de 1927.
Na época, o Caldeirão era o maior estádio da América do Sul", publicou o perfil do estádio.
No perfil do associativo, o Vasco publicou um vídeo do historiador Walmer Peres, no qual ele conta detalhes da construção de São Januário.
— No contexto da Resposta Histórica, quando o Vasco se negou a excluir seus jogadores pelo preconceito de outros clubes, os dirigentes só entenderam que o clube seria respeitado se construísse um estádio da sua grandeza — contou Walmer.
No dia 28 de março de 1925, o Vasco comprou o terreno, e no dia 6 de junho de 1926, com o lançamento da pedra fundamental, as obras começaram.
— A torcida do Vasco se uniu. Pessoas humildes e vascaínas foram a força motriz para construir São Januário — disse o historiador.
O Estádio Vasco da Gama, chamado de São Januário, era o maior estádio do Brasil e da América do Sul na época. No ano do 97º aniversário, o objetivo do clube é viabilizar a reforma do estádio para o centenário. O Vasco tem um projeto de reforma para o local que está sendo discutido na Câmara dos Vereadores, na viabilização do potencial construtivo, que ainda não tramitou no Legislativo.