A última rodada da Taça Rio será importante para Fluminense e Volta Redonda pois definirá qual dos dois será líder do Grupo B, assegurando a vantagem do empate nas semifinais do returno. Este ponto do regulamento foi uma das novidades implantadas pela Ferj na edição-2013 do Carioca. Mas como ficariam as edições anteriores - cujo formato de disputa é o mesmo do atual (a partir de 2004) - se a vantagem do empate existisse a mais tempo? O LANCE!Net tirou essa dúvida e fez o levantamento.
O resultado é que, logo de cara, dois campeonatos teriam campeões diferentes: 2007 e 2012, vencidos, respectivamente, por Flamengo e Fluminense. Além disso, várias decisões de turno seriam diferentes, o que poderia ocasionar mais diferenças na lista de campeões.
O QUE MUDARIA?
2005
- Americano seria campeão da Taça Guanabara e não o Volta Redonda. Seria o time de Campos a fazer a decisão do Carioca contra o Fluminense.
2006
- Na Taça Rio, a Cabofriense eliminaria o Madureira na semifinal. O Tricolor Suburbano acabou sendo campeão do turno, mas, no atual formato, não teria nem enfrentado o Americano na decisão.
2007
- Na Taça Guanabara, o campeão foi o Flamengo. Mas o time nem chegaria à final, pois seria eliminado pelo Vasco na semifinal, que foi vencida nos pênaltis. Sem o Fla na decisão do turno, a final do Estadual seria outra.
- Taça Rio: Volta Redonda seria finalista contra o Botafogo e não a Cabofriense.
2011
- O Fluminense seria o finalista da Taça Guanabara contra o Flamengo e não o Boavista.
- O Fluminense também teria levado a melhor sobre o Flamengo na semifinal da Taça Rio, o que mudaria o campeão do turno e causaria a realização dos dois jogos na final do Estadual.
2012
- O Fluminense não seria campeão Estadual, já que nem à decisão da Taça Guanabara chegaria, pois cairia diante do Botafogo na semifinal.