No meio da semana, Fred alertou sobre o perigo que é enfrentar um rival sedento por vitórias. Para o capitão, o duelo contra o Vasco será um dos mais difíceis da temporada. Ainda que não abandone a zona de rebaixamento em caso de triunfo, somar três pontos ao menos aliviaria a situação do Cruz-Maltino, em 19º na tabela, com nove pontos. Pro Flu, vencer significar liderar o Brasileirão. Isso porque, no sábado, o Corinthians derrotou o líder Atlético-MG por 1 a 0, encostou no Galo e permite ao Tricolor assumir a primeira posição pela primeira vez no campeonato.
Além de toda rivalidade, há o fator extracampo que pretende esquentar mais ainda os ânimos para o clássico. Antes da bola rolar, a diretoria tricolor irá apresentar oficialmente seu maior reforço no ano: Ronaldinho Gaúcho. No gramado do Maracanã, o melhor jogador do mundo de 2004 e 2005 ficará de frente à nova torcida pela primeira vez. Por ironia do destino, justamente contra o rival que o pretendia. A disputa pelo lado direito das arquibancadas do Maraca também foi polêmica às vésperas do jogo. A diretoria do Vasco entrou com um pedido na justiça para ter acesso ao contrato entre Flu e o Consórcio Maracanã. Nos últimos dias, o presidente Peter Siemsen apresentou o anexo do contrato que mostra a determinação da posição de seus torcedores no estádio. Para Peter, o assunto está encerrado mesmo antes de começar.
Dentro de campo, o Vasco tem alguns desfalques. O goleiro Martín Silva, o lateral Henrique e o volante Diguinho seguem entregues ao departamento médico. Já o volante Guiñazu está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Após vencer o América-RN no meio da semana, o time comandado por Celso Roth fez dois treinos fechados. Apesar do mistério, o gaúcho não deve promover muitas mudanças no onze inicial vascaíno. O suspenso Guiñazu dá lugar a Serginho, o que mantém Anderson Salles improvisado na medular defensiva. Jhon Cley pode entrar no lugar de Riascos para reforçar a marcação no meio-campo. Portanto, o Vasco deve entrar em campo com Jordi; Madson, Aislan, Rodrigo e Christiano; Anderson Salles, Serginho, Jhon Cley e Andrezinho; Herrera e Dagoberto.
Por sua vez, Enderson Moreira contará com o Jean, de retorno após desfalcar a equipe contra o Atlético-PR. Regularizado e com o nome já aparecendo no BID, o meia-atacante Osvaldo fica no banco como opção para a segunda etapa. Fora isso, o time é o mesmo: Diego Cavalieri, Wellington Silva, Gum, Antônio Carlos e Giovanni; Edson, Jean, Gerson, Marcos Junior e Gustavo Scarpa; Fred. A bola rola a partir das 16h. Luiz Flavio de Oliveira (SP-Fifa) apita o jogo, auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse (SP-Fifa) e Danilo Ricardo Manis (SP).