Os vascaínos têm mais um motivo para se orgulharem de seu estádio. Um levantamento feito pelo Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco) demonstrou que São Januário é o estádio carioca que recebe os maiores cuidados de seus administradores, superando inclusive o Maracanã.
De acordo com o Sinaenco, o estádio do Vasco é um exemplo para outros estádios no Brasil. São 50 pessoas destacadas pelo clube para fazer a varredura diária dos problemas estruturais. Estes funcionários dão uma volta completa na ferradura no período de um ano, fazendo a manutenção preventiva e os reparos necessários.
O resultado é que, mesmo sendo um dos estádios mais antigos do Brasil, São Januário mostra vitalidade impressionante, bem melhor do que alguns dos 20 gigantes visitados pelo Sinaenco. Outros pontos destacados pelo levantamento foram a qualidade dos vestiários (inclusive o do visitante), os dos bancos de reservas e a dos assentos da social.
A manutenção preventiva é fundamental para a estrutura de um estádio. O clube economiza com esta ação afirma Rodrigo Sigaud, presidente do Sinaenco Rio.
Para que o estádio do Vasco fique próximo do ideal, o clube teria que corrigir a falta de proteção no andar superior (apontada como um fator de risco grave para o público) e a divisão das torcidas, com grades pontiagudas. Os banheiros também precisam de maior atenção. Mas este não é um problema só de São Januário: dos 20 estádios visitados, 95% foram qualificados como ruins ou péssimos.