Na noite deste sábado (20/08), a Seleção Brasileira conquistou o ouro olímpico inédito em sua história. Com muita emoção, a partida contra a Alemanha terminou empatada em 1 a 1, sendo decidida nos pênaltis (5 a 4). O goleiro Weverton defendeu a quarta cobrança de Petersen. Neymar, que marcou o gol do Brasil no tempo normal, cobrou a penalidade e garantiu a medalha para o país.
A conquista marcante contou com as participações de dois vascaínos: o zagueiro Luan e o gerente científico Alex Evangelista. O Gigante da Colina foi o único clube carioca a ter um representante neste título histórico para a Seleção Brasileira. Com o triunfo sobre a Alemanha, o futebol masculino alcançou sua sexta medalha olímpica. O Brasil conquistou a prata nas Olimpíadas de Los Angeles (1984), Seul (1988) e Londres (2012), além de bronze nos Jogos de Atlanta (1996) e Pequim (2008).
O zagueiro Luan, por sua vez, se tornou o 35º medalhista olímpico do Vasco. Considerando apenas o futebol, o defensor é o quinto (Mazinho, Geovani, Romário e Romulo são os outros quatro).