Dos quatro técnicos dos grandes clubes cariocas, Renato Gaúcho é o que está há mais tempo no cargo. Vice da Copa do Brasil e sexto colocado no Brasileiro do ano passado, o treinador espera este ano a redenção com um título inédito.
O que você achou do fato de Romário ter sido impedido pela Fifa de jogar pelo Vasco no primeiro semestre?
Pelo menos a Fifa deu uma resposta, ainda que negativa. Essa ansiedade era prejudicial. André Dias aproveitou bem as oportunidades e pode dar bons frutos.
O Vasco foi o time que menos contratou entre os grandes. Acha que a equipe leva desvantagem por ter se reforçado menos?
Se os outros contrataram mais, é porque o trabalho do ano passado não foi tão satisfatório. Só vamos saber qual o melhor time quando o campeonato começar. Mas, teoricamente, a tendência é que o Vasco mostre mais entrosamento nos primeiros jogos, por ter mudado pouco. Perdemos três ou quatro jogadores, mas fizemos contratações para as posições carentes.
A contratação mais badalada do Vasco foi Conca. Acha que o argentino pode fazer história no Rio?
Conca tem provado nos treinamentos que é um belo jogador. Ele ainda está fisicamente abaixo dos demais, mas está garantido na estréia e tem tudo para crescer durante a competição. Morais e Conca se entrosaram bem, mas estão sobrecarregando os volantes na marcação. É algo que estamos tentando corrigir.
E os pequenos? Acha que irão atrapalhar os grandes, como nos últimos dois anos?
Os pequenos ainda levam vantagem por treinarem há mais tempo, mas, desta vez, os grandes também se prepararam muito bem. A história deve ser diferente. E o Vasco briga pelo título.