Nesta quinta-feira, às 20h30m, em Bragança Paulista, o Vasco luta para manter viva a esperança de conquistar o título da Copa do Brasil, feito jamais conseguido pelo clube. O adversário será o Bragantino, e, para este confronto da segunda fase da competição, os cruzmaltinos não terão o atacante Edmundo, poupado pelo treinador. Jean fará sua primeira partida como titular após o retorno ao clube. Por jogar fora de casa, caso vença a partida por dois ou mais gols de diferença, o Gigante da Colina elimina o jogo de volta, em São Januário.
Para tentar anular uma das principais armas dos paulistas, o jogo aéreo, o técnico Alfredo Sampaio resolveu mudar formação da equipe e deverá escalar três zagueiros. Alex Teixeira deverá perder a vaga para Vilson, que formará o setor defensivo ao lado de Jorge Luiz e Eduardo, mantido na equipe. Na vaga de Edmundo, o atacante Jean ganha a primeira oportunidade de começar jogando após o retorno ao clube.
- Estou começando bem esta temporada, em 2007 não fui bem, me machuquei e fiquei sem jogar. Consegui ajudar a equipe nestes jogos que entrei com movimentação e gols, mas sei que tenho que melhorar bastante. Quem sabe não faço outro gol? - diz.
Um dos principais assuntos relacionados ao Bragantinos discutidos nesta semana em São Januário foi a característica truculenta da jogo do Bragantino. Jean, no entanto, diz que o Vasco não pode se intimidar, e sim procurar colocar a bola no chão e impor o ritmo de jogo. Ele sonha com uma classificação antecipada, mas sabe que a missão não será das mais fáceis.
- Jogo violento não intimida. Não importa se eles vão bater, temos que ir para dentro deles, mas vamos nos preocupar em jogar futebol. Quem joga não pode ter medo de cara feia. Se fizermos 1 a 0 lá já está bom, sabemos que fazer três ou quatro é muito difícil. Mas quem sabe não eliminamos a partida de volta? Temos que ter atenção nos primeiros minutos, porque se sairmos atrás fica mais difícil de buscar o resultado - afirma.
Bragantino quer ser a surpresa da vez
No Bragantino, o técnico Marcelo Veiga espera fazer valer a força de jogar no estádio Marcelo Stefani e conseguir um bom resultado. Em 11º lugar no Campeonato Paulista, o time encara a Copa do Brasil como sua prioridade.
- Não podemos falhar na marcação. Sabemos da grandeza do Vasco e o respeitamos, até porque o favoritismo é deles, mas vamos marcar forte e dar o melhor para levar a decisão para segunda partida, fora de casa - afirma o treinador.
O atacante Malaquias, uma das armas do Braga nesta quinta-feira, acredita no potencial da equipe. Ele espera que, assim como Santo André e Paulista, que em edições anteriores surpreenderam os grandes e chegaram ao título, o time consiga seus objetivos. Isso, claro, sem medo do Vasco.
- Vamos tentar impor o nosso ritmo e, mesmo respeitando o Vasco, temos que levar um resultado positivo para o Rio de Janeiro. Já estamos acostumados com confrontos contra os grandes e não vai ser na Copa do Brasil que vamos nos intimidar, ainda mais pela importância que este campeonato tem. Nosso técnico sempre nos fala que temos condições. Este é um campeonato em que muitos times chegam como surpresa e quem sabe este ano não sejamos nós – diz ao site oficial da Federação Paulista de Futebol.