O técnico Renato Gaúcho utilizou um artifício diferente para minimizar o baixo aproveitamento ofensivo do time no Brasileirão. Dessa vez, ele fez uma comparação com o campeonato de 2005 para se dizer satisfeito com o ataque atual.
\"No ano passado, tínhamos Romário e Alex Dias na frente, dois atacantes de respeito, e mesmo assim brigávamos contra o rebaixamento. Prefiro então a situação desse ano, que não contamos com eles, mas estamos lá em cima\", disse o treinador.
O número de gols da equipe de hoje, ao contrário, anda lá em baixo. Sobretudo se comparado à era \"Romário e Alex Dias\".
Em 2005, passadas 26 rodadas do Brasileirão, o Vasco sustentava o status de 2° melhor ataque, com 49 tentos. Nesse ano, na mesma quantidade de jogos, o time marcou somente 33 vezes, ou seja, 16 a menos.
Ainda assim Renato Gaúcho elogiou as peças que dispõe no elenco. \"Estou satisfeito com eles. Tudo está sendo feito da maneira correta. Daqui a pouco a bola vai entrar novamente e tudo vai ficar bem\", afirmou.
Mas se a intenção era motivar o grupo, numa comparação entre as tabelas de 2006 e 2005, o treinador deveria ter destacado um outro setor. É na zaga que pôde ser notada uma melhoria significativa entre as temporadas.
Se no Brasileirão passado a defesa havia sofrido 59 gols em 26 rodadas (era disparada a mais vazada), nesse ano Cássio foi buscar a bola nas redes apenas 33 vezes, o que explica a melhor posição na classificação.