Futebol

Sem poder gastar muito, Vasco adota postura diferente no mercado

Depois de investir cifras milionárias e contratar jogadores no atacado no início das duas últimas temporadas, o Vasco adota uma postura mais conservadora para a janela que abre no próximo dia 3 de janeiro. O clube não pode gastar muito em contratações e, por isso, prioriza jogadores que poderiam chegar de graça e as chamadas oportunidades de mercado.

Depois da vitória sobre o Cuiabá no domingo, pela 38ª e última rodada do Brasileirão, o técnico Felipe resumiu qual seria o comportamento do Vasco em entrevista coletiva.

- O mercado já começou a acontecer, não vamos fazer nenhuma loucura, acho importante frisar isso. Vamos contratar jogadores que realmente querem jogar no Vasco, que estejam dispostos - disse.

Com as contas apertadas, o Vasco, a princípio, não tem condições de investir alto em contratações nesta janela. A gestão de Pedrinho está no meio de um processo de reestruturação financeira com vária frentes, como negociações com credores e medidas que antecedem a possível entrada no regime de recuperação judicial. Os esforços do clube estão concentrados nesse tema.

Por esse motivo, o Vasco tem agido com cautela no mercado. Nas últimas semanas, a diretoria sondou diversos jogadores cujos contratos com seus clubes terminam agora em dezembro ou em junho do ano que vem. Matheus Pereira e Rodrigo Dourado estão nessa lista, como o ge informou no fim de novembro.

Outro exemplo é Joaquín Lavega, jogador de 19 anos do River Plate de Montevidéu. O ponta uruguaio tem vínculo só até o fim do ano e poderia chegar de graça ao Vasco, o que resumiria as negociações a luvas e salários. A diretoria vascaína abriu conversas e pode avançar nos próximos dias.

Dentro das oportunidades do mercado interno, o Vasco também demonstrou interesse nas contratações do atacante Lucas Barbosa, que fez um ótimo Campeonato Brasileiro pelo Juventude, e do zagueiro David Ricardo, um dos destaques da campanha do acesso do Ceará na Série B.

Além disso, o Vasco ainda precisa definir quem será o treinador da equipe no ano que vem para debater perfil de reforços. Poucos avanços devem ocorrer em contratações antes disso.

Em 2023 e 2024, impulsionado pelos aportes da 777 Partners, o Vasco fez investimentos milionários nas janelas de janeiro. Com Paulo Bracks, o clube que havia acabado de subir da Segunda Divisão comprometeu cerca de R$ 116 milhões na contratação de 16 reforços. Já com Alexandre Mattos, aproximadamente R$ 117 milhões foram investidos em 10 jogadores.

Fonte: ge
  • Quarta-feira, 02/04/2025 às 19h00
    Vasco Vasco 3
    Melgar Melgar 3
    Copa Sul-Americana Monumental de la UNSA
  • Quarta-feira, 09/04/2025 às 21h30
    Vasco Vasco
    Puerto Cabello Puerto Cabello
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Domingo, 06/04/2025
    Vasco Vasco
    Corinthians Corinthians
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 13/04/2025
    Vasco Vasco
    Sport Sport
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
Artilheiro
Pablo Vegetti 10
Jogos
Vitórias 7 (41,18%)
Empates 6 (35,29%)
Derrotas 4 (23,53%)
Total 17
Gols
Marcados 25 (60,98%)
Sofrido 16 (39,02%)
Total 41
Saldo 9
Cartões
Amarelos 38 (100,00%)
Vermelhos 0 (0,00%)
Total 38