Dois meses após chegar a São Januário, Santiago Montoya, enfim, fez sua estreia pelo Vasco. Usando a camisa 20, o colombiano atuou por 62 minutos no empate por 1 a 1 com o Santos, na Vila Belmiro, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Substituído por Marlone aos 17 minutos da segunda etapa, o jogador de 21 anos sentiu os reflexos da falta de entrosamento e do longo tempo sem atuar - aliviado somente pelos dois jogos-treinos desde que chegou ao clube. Apesar do início tímido, o meia cresceu à medida que a partida transcorreu, mostrando bom entendimento, principalmente com o atacante Eder Luis. Confira no vídeo acima a participação do meia no jogo.
Na equipe que Dorival levou a campo, Montoya era o meia com mais liberdade, flutuando da esquerda para a direita, imediatamente atrás de André e funcionando, por vezes, como um ponta. Apesar da movimentação constante - até mesmo em direção à defesa - o colombiano iniciou a partida com alguma timidez, pedindo pouco a bola e caindo na cobertura feita pelo volante santista Alison, que exercia uma marcação quase individual. Mesmo assim, foi dele, aos 14 minutos, a primeira boa chance de gol cruz-maltina: um chute de fora da área, pela direita, que Aranha mandou para escanteio.
Aos poucos, Montoya se soltou em campo, encontrando em Eder Luis o parceiro para tabelar à frente. Mais participativo, o colombiano virou também o jogador mais acionado da equipe - no primeiro tempo, ele foi o que mais passes distribuiu para os companheiros (21, empatado com Fillipe Soutto). A falta de entrosamento, porém, fez com que o camisa 20 fosse o vascaíno que mais passes errou na etapa inicial (seis).
sso não impediu o jogador de insistir nas jogadas com Eder Luis, seja pela direita ou pelo setor central do meio-campo. Pelo contrário. Tanto que foi a partir de uma boa tabela com o companheiro que Montoya teve a melhor oportunidade de ir às redes. Aos 31 minutos, o colombiano recebeu do camisa 7 e, cara a cara com Aranha, tentou o chute no canto. Pesaram, aí, os mais de dois meses sem jogar uma partida oficial: sem jeito, ele mandou a bola à direita do gol. Foi também a principal chance vascaína nos 45 minutos iniciais do jogo.
Montoya contra o Santos:
Tempo em campo: 62 minutos
Finalizações: 3
Passes certos: 20
Passes errados: 8
Faltas cometidas: 2
Faltas sofridas: 2
Roubadas de bola: 1
No segundo tempo, Montoya foi a campo com a intensidade do final da etapa inicial, mas, aos poucos, caiu de produção, encontrando dificuldades para escapar da marcação do lateral-direito Cicinho. Aos 16 minutos, pouco antes de ser substituído, o colombiano teve outra grande oportunidade - mais uma vez após passe de Eder Luis. O camisa 20 deixou Edu Dracena para trás e ficou, outra vez, na cara de Aranha. Na hora de finalizar, no entanto, o jogador parou no camisa 1 santista, que mandou para escanteio.
Apesar dos gols perdidos, o técnico Dorival Júnior aprovou a estreia de Montoya.
- O Montoya entrou bem, fez boa partida. Estava há muito tempo sem atuar, então fiquei satisfeito. Teve duas oportunidades que poderia até ter sido decisivo, mas em razão desse momento dele, é compreensível. Ele tem características diferentes daquelas que tínhamos (no elenco), acrescentou bastante e, com certeza, será útil ao extremo - destacou.
O próprio jogador também acredita que há margem para evolução à medida que adquirir ritmo de jogo.
- Estou muito feliz, porque (jogar pelo Vasco) é uma grande oportunidade para a minha carreira. Ainda estou me condicionando, pouco a pouco vou melhorar - avaliou.