O que todos esperavam aconteceu na manhã de sexta-feira. Talles Magno foi convocado para defender a Seleção Sub-17 no Mundial da categoria e poderá desfalcar o Vasco por até 10 rodadas no Campeonato Brasileiro. Se a diretoria não deve impor maiores problemas para liberar o jogador, caberá a Vanderlei Luxemburgo solucionar o problema no time.
Como fica o time do Vasco sem sua principal peça no ataque?
Luxemburgo já afirmou diversas vezes que o Vasco tem uma maneira de jogar, e isso não deve mudar. Assim, não deve adaptar a formação com a saída de Talles. O mais provável é que utilize Marrony ou Clayton.
Marrony sai na frente porque foi titular ao longo de toda a temporada. Antes do surgimento de Talles, era o titular pela esquerda, onde viveu seus melhores momentos, especialmente no Campeonato Carioca.
Clayton foi a contratação mais recente do Vasco, realizada justamente pensando no desfalque de Talles no Brasileirão. Ele tem características mais parecidas com a do jovem: é destro, atua pela esquerda e gosta de flutuar por dentro.
Outras opções
Há alternativas menos prováveis no elenco. Yago Pikachu, por exemplo, já chegou a atuar na frente, mas deve permanecer na lateral. Outra tendência é que Ribamar siga ganhando oportunidades como atacante de área.
Valdivia até poderia ser uma possibilidade, mas perdeu espaço no elenco e não vem participando dos coletivos nem sendo relacionado. O jovem Gabriel Pec está na sua frente, mas é um jogador que atua mais pela ponta direita, assim como Bruno César.
Por fim, há a possibilidade de Luxemburgo adiantar Raul para a linha de ataque. O teste foi feito contra o São Paulo, com o volante atuando aberto pela direita, e a entrada de Andrey no meio. A partida foi considerada uma das melhores do Vasco no Brasileirão, mas a formação não foi repetida pelo treinador.
O tempo sem Talles
A apresentação da seleção brasileira sub-17 será no próximo dia 7 de outubro. A equipe realizará um amistoso contra os Estados Unidos no dia 19 de outubro, uma semana antes da estreia no Mundial. A viagem para Brasília - palco do primeiro jogo - será no dia 22.
O Brasil está no Grupo A do Mundial Sub-17, ao lado de Canadá, Nova Zelândia e Angola. A estreia é no dia 26 de outubro, no Bezerrão, contra os canadenses. A final do Mundial acontece no dia 17 de novembro.
Desta forma, caso o Brasil chegue à decisão, Talles só ficará disponível para o Vasco na partida contra o Flamengo, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.