Um dos jogos mais aguardados desta Série B ganhou ingredientes extras nos últimos dias. Separados por apenas dois pontos e vivendo momentos de incertezas na temporada, Grêmio e Vasco da Gama se enfrentam neste domingo (11), às 16h, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS), pela 29ª rodada.
Com 47 pontos, o Tricolor Gaúcho entra em campo na terceira colocação. Logo atrás, com 45, aparece o Cruzmaltino. Porém, o retrospecto recente não é bom. Se o Grêmio tem apenas uma vitória nos últimos cinco jogos, o Vasco vem de seis derrotas consecutivas fora de casa.
Candidatos ao acesso antes mesmo da competição começar, ambos não vivem melhores momentos e chegam para o duelo após trocas no comando.
Do lado gremista, Renato Portaluppi fará sua reestreia como técnico. Ídolo como jogador e como treinador, ele foi contratado para o lugar de Róger Machado e comandará pela primeira vez o Imortal nesta Série B.
Pelo Vasco, Jorginho vai para seu primeiro compromisso nesta que é sua terceira passagem pelo Gigante da Colina. Ele chegou para assumir o cargo considerado vago desde a demissão de Maurício Souza, e que foi ocupado interinamente pelo auxiliar Emílio Faro.
Para o confronto encarado como final, Renato fez mistério e não deu pistas do time que vai começar jogando.
É provável que o treinador mantenha a base que vinha jogando, mas algumas novidades podem aparecer no meio-campo: Lucas Leiva, Thaciano e até mesmo Thiago Santos, jogador da confiança do comandante.
Jorginho também não revelou a formação inicial, mas deu pistas de que deve colocar um time mais ofensivo. Há a possibilidade de Alex Teixeira e Nenê jogarem juntos. Além dos veteranos, jovens como Gabriel Pec e Figueiredo podem surgir como novidades.
Primeiro turno
Vasco e Grêmio já se enfrentaram no primeiro turno e não saíram do empate sem gols em partida frustrante. O jogo foi válido pela 10ª rodada da Série B e disputado em São Januário, no dia 2 de junho.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X VASCO
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data e hora: domingo (11/09), às 16h (de Brasília)
Árbitro: Raphael Calus (FIFA/SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (FIFA/SP) e Alex Ang Ribeiro (SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (FIFA/SP)
GRÊMIO: Brenno; Edilson, Geromel, Bruno Alves e Diogo Barbosa; Villasanti, Bitello e Campaz (Lucas Leiva ou Thaciano); Biel, Guilherme e Diego Souza. Técnico: Renato Portaluppi
VASCO: Thiago Rodrigues; Matheus Ribeiro, Anderson Conceição, Juan Quintero e Edimar; Yuri Lara, Andrey Santos, Marlon Gomes e Nenê; Gabriel Pec e Alex Teixeira. Técnico: Jorginho