Nesta terça-feira inicia o segundo turno da Série B do Campeonato Brasileiro. A rodada será completa e se depender do retrospecto das primeiras 19 partidas, será uma reta final emocionante.
Equipes como Ceará e São Caetano mostraram uma recuperação impressionante e, em poucas rodadas, já chegaram ao G4. Grupo que é constantemente frequentado por Guarani e Atlético-GO. O primeiro pode ser chamado de \"cavalo paraguaio\". A equipe do técnico Vadão teve um início arrasador e quebrou recordes estabelecidos pelo Corinthians, campeão de 2008, mas não foi capaz de manter a sequencia e, após altos e baixos, começa a ver a sua vaga no G4 ameaçada constantemente.
O segundo vem fazendo uma campanha muito regular. Chegou a assumir a liderança por algumas rodadas, porém a boa fase do Vasco não permitiu que seguisse na ponta.
O Cruzmaltino passou por momentos não tão bons na competição. Entretanto, a equipe de Dorival Júnior emplacou uma boa sequencia e chegou a primeira posição, para a alegria de sua torcida, que vem dando um show nas arquibancadas. Colocando inclusive 79 mil pessoas no Maracanã na última partida.
Enquanto alguns time lutam por posições no G4, outra parecem seguir o caminho da Série C. São os casos de ABC e Campinense, por exemplo. As duas equipes venceram apenas quatro vezes no campeonato e começam a ficar para trás, já que as outras equipes que \"fogem\" do rabaixamento estão se distanciando.
Quando o assunto é gol, os artilheiros da Série B não estão deixando a desejar. Edivaldo, do Duque de Caxias, e Rafael Coelho, do Figueirense, com 12 gols cada, são os maiores goleadores do campeonato. Já o ataque mais positivo é o do Atlético-GO, com 38 gols. Quando comparado com os números da Série A, os números da B são ainda mais expressivos.
Na divisão principal, mesmo com dois jogos a mais, os goleadores máximos só marcaram 10 gols. Dois a menos que na segunda divisão. Quando se trata de média de gols, a diferença é mínima, porém maior. Na na segunda divisão a conta chega a 2,9 por partida. Já na \"primeirona\" é de 2,8.
Os \"pontos altos\" da competição foram na 14ª e na 19ª rodada, onde foram marcados 4,1 e 3,8 gols em média, respectivamente.