Uma viagem no tempo. Uma volta ao início de tudo. O Globo Esporte começa o ano com uma série de reportagens para lá de especial. Trata-se do História do Futebol Carioca, que vai resgatar momentos da fase pré-Maracanã do esporte no Rio. As matérias vão ar desta terça até o próximo sábado. O primeiro episódio lembrará que o Vasco foi o primeiro clube brasileiro a ser campeão com negros no time.
Além disso, há histórias marcantes de Flamengo, Fluminense, Botafogo e do time extinto da Mangueira. Como a TV ainda não havia chegado ao Brasil, a série de reportagens contou com a colaboração de atores e desenvolveu um roteiro para dramatizar cada um dos episódios - de livres adaptações de histórias reais. As matérias, com duração entre seis e oito minutos, foram gravadas em HD, alta definição, com narração do ator Paulo Goulart.
No segundo episódio, o História do Futebol Carioca recordará do primeiro Fla-Flu, clássico que em 2012 completa 100 anos. Em 1911, o Fluminense era o melhor time do Rio e tinha sido campeão invicto. Porém, os problemas internos do clube provocaram a saída de nove titulares que juntos fundaram o futebol do Flamengo. No início do Campeonato Carioca de 1912, os dois times se enfrentaram pela primeira vez e o Fluminense, mesmo com um time relativamente inferior, derrotou o Rubro-Negro.
Na terceira matéria da série, o jogador argentino Valido foi convidado pelo técnico Flávio Costa para participar dos dois últimos jogos do campeonato de 1944 pelo Flamengo, mesmo já estando aposentado há um ano. Moral da história? Ele foi o autor do gol do título, contra o Vasco, aos 41 minutos do segundo tempo, e sagrou-se herói do tricampeonato carioca do clube de 1942, 1943 e 1944.
O episódio do Botafogo, que vai ao ar na sexta-feira (6/1), contará quem foi Carlito Rocha, um dos maiores presidentes da história do clube, até hoje lembrado pelas suas superstições. Além de amarrar as cortinas para \"dar um nó\" nas pernas dos adversários e de dar mel aos seus jogadores antes das partidas, Carlito adotou como amuleto um cachorro preto e branco que invadiu o campo num jogo do Botafogo. Batizado de Biriba, o cão foi tratado como nome importante no Glorioso em 1948, quando o clube foi campeão carioca depois de 13 anos.
No sábado, dia 7 de janeiro, o último episódio da série contará a história do Sport Club Mangueira, o rubro-negro da Tijuca, que existiu de 1906 a 1927, participou de oito campeonatos cariocas e protagonizou um dos maiores vexames do futebol brasileiro. Das 118 partidas que disputou, o time acumulou 96 derrotas, sendo duas delas marcantes: um 24 a 0 para o Botafogo, em 1909, que é até hoje é a maior goleada da história do futebol brasileiro, e um 16 a 2 para o Flamengo, que é a maior vitória da história do Rubro-Negro.
O clube ganhou este nome ao ser fundado por operários da fábrica \"Chapéus Mangueira\" e, como a maioria de seus funcionários morava no morro, ele também passou a se chamar Mangueira.