Semifinalista do Carioca de showbol, o Vasco tem como uma de suas principais armas a utilização do goleiro Azul como um \"falso zagueiro\". Adversário do América neste sábado, o time cruz-maltino costuma usar o camisa 1 para sair jogando atraindo a marcação adversária. Um dos destaques da equipe, o atacante Sorato explica como surgiu a tática vascaína.
- Não combinamos isso. Na verdade, acabou surgindo porque, logo nos primeiros campeonatos, percebemos que o Azul tem habilidade com os pés. Acho que isso desafoga muito a saída de jogo e ainda abre espaços porque sempre atrai pelo menos um jogador adversário - comentou o artilheiro.
Integrante do elenco campeão brasileiro de 2011, Sorato nega que o Vasco tenha uma equipe de showbol oscilante. Eliminado na primeira fase no último Rio-São Paulo, o time credencia a queda de produção ao nivelamento do showbol.
- Hoje não existe uma equipe muito melhor que outra. Acho que todos estão quase no mesmo nível. Para você ver como o showbol está equilibrado, o Botafogo, que era um dos favoritos ao título Carioca, saiu já na primeira fase - lembrou.
Sorato comentou também o fato de o Vasco não contar com o seu principal jogador neste Carioca. Contratado pelo Olaria para a disputa do Estadual profissional, Pedrinho foi a referência vascaína no título brasileiro de 2011.
- Pedrinho faz falta porque ele tem toda uma dinâmica de jogo e é um jogador que puxa a responsabilidade para si. Só que estamos suprindo isso com mais entrosamento. Hoje, a responsabilidade está mais distribuída, embora o Viola e o Zada também chamem o jogo para si - concluiu.
Neste sábado, o SporTV transmite ao vivo os dois jogos da semifinal do Carioca. Às 10h, Vasco e América decidem quem será o adversário de Flamengo ou Fluminense, que jogam a seguir. A decisão será no domingo. Todos os jogos serão disputados em Villar dos Telles, distrito de São João de Meriti-RJ.