Categorias de base

Siro Darlan diz que o Vasco era o clube que tratava melhor a base

A morte de um menino de 14 anos durante um treino de avaliação no centro de treinamento utilizado pelas divisões de base do Vasco, em Itaguaí, nesta quinta-feira chamou a atenção do desembargador Siro Darlan. Em entrevista ao \"SporTV News\", o ex-juiz da Vara da Infância e da Juventude do Rio de Janeiro se disse surpreso com o fato, já que a instituição era uma das que melhor cuidava dos jovens que pretendem ser jogadores profissionais (assista ao vídeo).

- Quando ele é colocado em um regime como esse de quase concentração, em cidades grandes como o Rio de Janeiro, os cuidados devem ser redobrados. Enquanto eu fui juiz da infância e da juventude eu tive uma equipe que visitava periodicamente todos esses alojamentos, fiscalizava a documentação dos jovens, a autorização dos pais, seu estado de saúde, sua frequência escolar e, por incrível que pareça, o clube que tinha as melhores condições de trabalho era justamente o Vasco da Gama. Se não mudaram as condições interiores, é uma surpresa muito grande acontecer isso no clube do Rio de Janeiro que melhor tratava desses jovens atletas. Tanto que havia, não sei se ainda há em São Januário, uma escola que abrigava esses jovens que estavam em situação de alojamento. Se isso não mudou, é uma fatalidade e uma surpresa bastante desagradável - afirmou o desembargador.

O menino passava pela segunda avaliação no centro de treinamentos do Gigante da Colina e, segundo testemunhas, passou mal durante o treino e teve convulsões. Sem médicos no local, o garoto foi levado desacordado para a unidade de pronto-atendimento de Itaguaí e, minutos depois, o médico que atendeu o jovem atleta afirmou que o rapaz tinha chegado morto. Siro Darlan também explicou que as entidades esportivas têm o dever de cuidar integralmente das crianças e adolescentes que passam por testes.

- A doutrina que predomina no nosso país, no Estatuto da Criança e do Adolescente, é a da proteção integral. Portanto, como a própria palavra já diz, todo cuidado e cautelas devem ser tomadas por uma entidade esportiva que se dispõe a recepcionar nos seus quadros, ainda que para teste, crianças e adolescentes. É preciso que essa instituição seja dotada não só de assistentes sociais e psicólogos, mas também de médicos de plantão especializados nesta área esportiva para avaliar se esse adolescente tem ou não condições físicas para a prática deste ou daquele tipo de esportes. Além disso, é necessário, no caso de jovens, que haja uma autorização por escrito dos pais, sobretudo se os pais moram em outros estados, como é muito comum acontecer. O clube precisa tomar todas as cautelas, colocar um tutor a disposição desses jovens para que ele frequentem a escola, tenham atividades paralelas e não apenas uma atividade esportiva. Todos esses cuidados estão na lei e essas instituições devem ser fiscalizadas pelo Conselho Tutelar, pelo Ministério Público e pelas Varas da Infância e da Juventude. Essas três instituições têm responsabilidade pela fiscalização e pela manutenção dessas entidades esportivas em conformidade com a lei.

Fonte: SPORTV
  • Sábado, 19/10/2024 às 18h30
    Vasco Vasco 1
    Atlético-MG Atlético-MG 1
    Copa do Brasil Arena MRV
  • Quarta-feira, 23/10/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Segunda-feira, 28/10/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • 06/11/2024
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
  • 13/11/2024
    Vasco Vasco
    Fortaleza Fortaleza
    Campeonato Brasileiro - Série A Castelão
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 21 (38,89%)
Empates 17 (31,48%)
Derrotas 16 (29,63%)
Total 54
Gols
Marcados 71 (51,45%)
Sofrido 67 (48,55%)
Total 138
Saldo 4
Cartões
Amarelos 138 (92,00%)
Vermelhos 12 (8,00%)
Total 150