Vasco Da Gama venceu 2-0 de visita ao Universidad de Chile, resultado que confirmou a eliminação de ambos os times da CONMEBOL Libertadores-2018 mas que permitiu a equipe brasileira aceder à CONMEBOL Sul-Americana como terceira colocada do Grupo 5.
Os gols foram marcados por Bruno Silva aos 14 minutos e Pikashu (81’), que permitiu ao conjunto ‘Almirante’ içar as velas de seu navio rumo ao prêmio de consolação: a segunda fase da Sul-Americana.
Universidad de Chile via difícil avançar na Libertadores, apostando no triunfo, um empate ou uma derrota por um gol para entrar na Sul-Americana. Contudo um jogo incipiente dos chilenos, mais os gols e o pragmatismo do Vasco selou a sorte da U que agora ficou sem torneios internacionais.
Muito estudo no começo deste jogo no qual Universidad de Chile parecia relaxado, então Vasco se deu conta e aproveitou imediatamente as incongruências da defesa chilena.
O tiro desde a esquerda de Andrés Rios foi defendido pelo goleiro argentino Paul, que rebateu a bola aos pés do atacante brasileiro Bruno Silva, que, antes de perder a marca da defesa da casa, marcou o primeiro gol de esperança para o Vasco.
O gol acordou a U que saiu com todo o seu arsenal ao arco brasileiro com o venezuelano Yeferson Soteldo, figura do time local que foi o habilitador permanente de Mauricio Pinilla e Nicolas Guerra, que não conseguiram concretizar o bom goleiro uruguaio Martin Silva.
Sem mudar o roteiro, Universidad de Chile manteve a pressão no arco vascaíno na segunda etapa, sabendo que - apesar do gol contra - mantinha a classificação para a Sul-Americana e deixava o time brasileiro eliminado da competição internacional.
Quando a U já estava perto do objetivo, uma bela falha do zagueiro Gonzalo Jara, ao tentar tirar a bola da sua área, permitiu que Yago Pikashu marcasse o segundo gol que completou a façanha.
Desse modo, os brasileiros comemoraram por ter uma segunda oportunidade no plano internacional na CONMEBOL Sul-Americana.