Desde que chegou às categorias de base do Vasco para trabalhar como treinador, Sorato destaca que seu objetivo é claro: revelar o máximo possível de jogadores para o time principal. Agora, com a promoção de Marlone, Jhon Cley e Romário, o técnico perdeu seus principais nomes para a disputa do Campeonato Brasileiro Sub-20. E agora precisa trabalhar jovens recém-chegados do juvenil - como o meia Matheus e o atacante Danilo - para conseguir cumprir um bom papel no torneio.
A estreia do Vasco é nesta sexta-feira, às 15h30m (de Brasília), diante do Sport. Sorato acredita que o maior obstáculo pode ser a falta de experiência dos novatos entre os juniores.
- Nosso time está muito modificado, levando em consideração a Copa do Brasil (sub-20). Vínhamos trabalhando um grupo e agora temos esses garotos aí para suprir a ausência deles, uma equipe que treinava junto na equipe de baixo. Esta é uma competição de alto nível, mas esperamos estrear com uma vitória. Levando em consideração que são jogadores mais jovens, claro que a experiência é menor, mas essas são competições para dar uma vivência maior aos jogadores.
Com os atletas revelados descansando antes de iniciarem a pré-temporada do time principal, a torcida vascaína cria expectativa quanto ao que as categorias de base ainda podem produzir. Sorato acredita que já há outros bons valores prontos para aparecer em breve.
- Nós temos se destacando o Marquinhos (atacante). Tem o Guilherme (meia), que é um jogador de seleção de base. Tem o Malco, que é um volante de bastante marcação e desarme. E tem uns mais jovens que estão com a gente, mas também com bastante qualidade - afirmou.
Depois de chegar às quartas de final da Copa do Brasil Sub-20, a expectativa vascaína é conseguir uma boa campanha no Brasileiro da categoria. Mas Sorato prefere manter a cautela antes de focar sua atenção na disputa do título. Com Cruzeiro, Santos, Sport e Ponte Preta em seu grupo, o treinador diz que é preciso concentrar todas as forças na primeira fase.
- O primeiro objetivo é passar para a próxima fase. É isso que a gente vai focar aqui, na classificação. É isso que vai nos dar condição de brigar por algo mais. Claro que o Vasco é um clube de ponta, de tradição, e quando entra em uma competição é pensando em ser campeão. Mas isso é passo a passo - encerrou.
O provável do time para enfrentar o Sport é Gabriel, Richard, Tadeu Paraguaio, Eduardo e Henrique; Malco, Paulista, Allan e Guilherme; Marquinhos e Matheus Celestino.