Sou trinco. Marco bem, mas sei sair a jogar. Quero ser campeão e ganhar títulos\". Estas são as primeiras declarações de Souza, o médio que assinou pelo F. C. Porto e foi a escolha de André Villas-Boas para fazer concorrência a Fernando no meio-campo.
Oficialmente, no F. C. Porto, o começo dos trabalhos só está agendado para o dia 2 de Julho, mas, tanto no Dragão como no Olival, as movimentações são uma constante. Por estes dias, o brasileiro Souza, ex-Vasco da Gama, despertou as atenções. O médio, de 21 anos e internacional canarinho pelos sub-20, converteu-se ao emblema do dragão, ao assinar por cinco temporadas e ao garantir o seu contributo na luta pelo título, perdido na última época para o Benfica.
Sempre quis jogar num grande clube europeu e chegar ao F. C. Porto representa a realização de um sonho. Espero corresponder aos anseios dos responsáveis e dos adeptos com títulos, que é o mais importante. É aquilo que marca. Enquanto cá estiver, quero ganhar títulos e dar muitas alegrias à massa associativa, sublinha a nova coqueluche, que custou à SAD cerca de três milhões de euros por 75% do passe.
As referências de Carlos Alberto
Souza é uma aposta de André Villas-Boas para o meio-campo e para rivalizar com Fernando, um dos jogadores mais utilizados em 2009/10, no reinado de Jesualdo Ferreira. A entrada do novo técnico coincide com a ideia de dotar o lugar de trinco com uma maior agilidade, sobretudo no auxílio das acções ofensivas. E o reforço brasileiro diz encaixar nesse perfil: Defino-me como um trinco, como se diz em Portugal. Marco bem, mas tenho muita qualidade técnica e sei sair a jogar. No Vasco da Gama, essa era a minha imagem de marca. Esse é, em resumo, o Souza. E tudo o que lá fiz espero fazer o dobro aqui.
Assinado o contrato e realizados os testes médicos, o reforço portista viajou para o Rio de Janeiro, de onde voltará em breve, a fim de se juntar aos novos compa nheiros, em pleno, em Julho, para o arranque da pré-temporada. Souza chegou à Invicta no fim-de-semana e desta curta estadia confessa ter levado muito boas impressões. Um quadro que não o apanhou de surpresa, pois Carlos Alberto, seu colega na equipa carioca e ex-atleta portista nos tempos de Mourinho, já lhe tinha transmitido essas mesmas indicações. O Carlos Alberto, que venceu a Champions no F. C. Porto, jogava comigo no Vasco e deu-me óptimas referências. Salientou que o F. C. Porto sabe receber e que luta sempre pelos títulos. Isso é precisamente o que eu quero: ser campeão e marcar a minha carreira com títulos, destaca.
Instalações são maravilhosas
Entre a bateria de testes clínicos e a assinatura do contrato, Souza teve a oportunidade de se inteirar das estruturas do clube e, também, de conhecer algumas das figuras do F. C. Porto, entre as quais o presidente Pinto da Costa e, naturalmente, o novo técnico André Villas-Boas. A beleza arquitectónica do Estádio do Dragão foi das coisas que mais o maravilhou. Quando regressar em definitivo a Portugal, o médio brasileiro promete dar tudo por tudo para conseguir grandes feitos no anfiteatro portista. As instalações são maravilhosas. Só penso em corresponder à grandeza do estádio e do clube, ratifica.