Desde a interdição do Engenhão, a seleção da Itália busca um novo local para fazer os treinamentos para a Copa das Confederações, em junho deste ano, no Brasil. No momento, o estádio de São Januário é a principal oção da equipe no Rio de Janeiro, mas, por causa dos problemas, os italianos cogitam mudar a programação inicial e treinar em outra cidade.
O diretor executivo do Vasco, René Simões, confirmou que São Januário, de fato, será utilizado como local de treinos durante a competição, mas explicou que ainda não existe nenhum acordo fechado com nenhuma país. Na próxima segunda-feira, o dirigente cruzmaltino terá uma reunião com membros do COL (Comitê Organizador Local) para mais detalhes da situação.
Vou me reunir na segunda feira para tratar deste assunto. Já houve visita de três seleções a São Januário, o estádio será usado na Copa das Confederações, com certeza, só não sabemos ainda por quem. Depois do problema com o Engenhão, já sabíamos que isso iria acontecer, afirmou aos ESPN.com.br René Simões, que ainda explicou que custos com a manutenção, gramado e outras melhorias da sede do Vasco devem ser custeadas pelo COL.
É preciso entender que o Vasco tem dificuldades com gastos com a manutenção e qualidade do gramado, por exemplo. Vamos conversar sobre isso, mas não devemos ter problemas para um acerto.
Reportagem no jornal Gazzetta dello Sport explica que a falta de boas opções no Rio de Janeiro faz a Federação Italiana buscar centros de treinamento em outras cidades do Brasil. Pelo planejamento, a Azzurra chegaria ao Rio no dia 9 de junho e, a partir de então, começaria a treinar Engenhão. Um jogo-treino contra a seleção do Haiti já estava combinado para acontecer no estádio do Botafogo no dia 12. Com o fechamento do local por problemas estruturais na cobertura, a Federação Italiana de Futebol procurou o centro do CFZ, no Recreio dos Bandeirantes, e o campo da Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), na Urca. No entanto, estas opções estão praticamente descartadas.
O Comitê Organizador Local (COL) já mapeou os potenciais Campos Oficiais de Treinamento (COTs) nas seis sedes da Copa das Confederações, porém ainda não divulgou os lugares.
A Itália está no grupo A da Copa das Confederações ao lado de Brasil, Japão e México. Na programação inicial, a equipe ficaria no Rio de Janeiro do dia 9 a 18 de junho, quando embarcaria rumo a Recife, onde enfrenta o Japão. No dia seguinte, a seleção Italiana viaja para Salvador, cidade na qual encara o Brasil, dia 22, pela última rodada da chave.