O presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Rubem Approbato Machado, indeferiu na manhã desta quarta-feira os pedidos feitos por Botafogo e Vasco. Na véspera, os dois clubes cariocas apelaram ao STJD para que os jogos programados para o próximo final de semana, no Maracanã, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro, contra Corinthians e Flamengo, respectivamente, fossem realizados.
Na segunda-feira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) transferiu Botafogo x Corinthians para 15 de agosto e Vasco x Flamengo para 16 de outubro. A entidade atendeu um pedido da organização dos Jogos Pan-Americanos, que pediu a liberação do Maracanã antes do previsto, para que o coreógrafo responsável pela festa de abertura pudesse fazer os ensaios necessários.
O Botafogo se sente prejudicado pela mudança, já que lidera o Brasileiro, com 17 pontos, e enfrentaria o vice-líder Corinthians, que tem 12, em um estádio lotado. O clube chegou a apresentar alternativas: a antecipação da partida para quinta-feira ou a alteração do local do encontro, para o estádio de Edson Passos. O treinador Cuca chegou a falar na inversão do mando de campo, com a partida ocorrendo em São Paulo.
A diretoria do clube lembra ainda que a mudança foi feita pela CBF menos de dez dias antes da partida, ferindo assim o Estatuto do Torcedor.
O Vasco, por sua vez, como é mandante do clássico, gostaria de receber o Flamengo em seu estádio, São Januário.
Assim, o STJD manteve decisão da CBF de adiar os duelos. Bota e Timão, que seria realizado no sábado, ficou para 15 de agosto, 20h30m e o clássico do Rio de Janeiro, marcado inicialmente para domingo, foi remarcado para 16 de outubro, também às 20h30min.