A manhã não foi feliz para o Vasco em São Januário! Dono da melhor campanha do Campeonato Metropolitano sub-12, o Gigante não conseguiu fechar sua participação no torneio com chave de ouro. Após empate por 1 a 1 no tempo normal, o Cruzmaltino acabou sendo superado pelo Fluminense pelo placar de 4 a 2 nas penalidades.
O insucesso na decisão não diminui a certeza do clube em relação ao futuro brilhante da Geração 2005. Os números do Trem-Bala Mirim na competição estadual foram impressionantes e justificam a confiança de todos na Colina Histórica, afinal foram 14 vitórias e dois empates em 16 partidas disputadas.
O JOGO
Mesmo atuando fora de casa, o Fluminense tomou a iniciativa e só não abriu o placar logo aos quatro minutos devido a uma arrojada defesa do goleiro João Lecce, que saiu nos pés do atacante. Passado o susto, o Vasco colocou a bola no chão e passou a trocar passes no meio-campo, porém não encontrou espaços para infiltrar na defesa do Tricolor, que voltou a levar perigo aos 13 minutos em arremate de Arthuzinho.
O clássico se tornou equilibrado, sem chances de gol para nenhuma das equipes. Aos 30 minutos, porém, quando o árbitro já se preparava para decretar o final do primeiro tempo, Arthuzinho sofreu falta na entrada da grande área e cobrou com perfeição, inaugurando assim o marcador para os visitantes: Fluminense 1 x 0. O Gigante da Colina não abaixou a cabeça, muito pelo contrário, retornou para a etapa final ofensivo.
Logos aos cinco minutos, Guga Maia fez grande jogada pela esquerda e serviu André, que não conseguiu alcançar. Na sequência da jogada, após cobrança de escanteio, o Cruzmaltino balançou as redes, porém o gol acabou sendo anulado pela arbitragem. O Vasco seguiu pressionando e, com oito, assustou em cobrança de falta de Pedro Kallut. Aos 15, outra investida, dessa vez Guga Maia parou no arqueiro adversário.
Em virtude da desvantagem no marcador, o técnico Silvestre dos Anjos promoveu a entrada de Rayan Vitor, artilheiro do sub-11. Logo em sua primeira jogada, o camisa 22 recebeu de Gabriel Silva, invadiu a área e finalizou para grande defesa do camisa 1 do Fluminense. Pouco tempo depois, aos 24, após outro bom lance de Rayan pela esquerda, a arbitragem assinalou pênalti em Guga Maia. O camisa 10 bateu com categoria e empatou: VASCO 1 x 1.
Com o empate no tempo normal, a decisão do título foi para a cobrança de pênaltis, onde o Tricolor das Laranjeiras foi mais eficiente e venceu por 4 a 2. O vascaíno João Lecce, que ficou muito próximo de defender duas batidas do adversário, foi eleito pela organização o melhor goleiro do Campeonato Metropolitano sub-12.
Escalação do Vasco: João Lecce, Paulinho, Lyncon, Kayque e Leandrinho; Hermes (Davih), Leozinho (Pedro Amarante), Pedro Kallut (Rayan) e Guga Maia; Victor Diotti (André) e Gabriel Silva (Juan Lucas). Treinador: Silvestre dos Anjos.