O Brasil venceu a Bolívia por 3 a 0 neste domingo, pela segunda rodada do Sul-Americano Sub-17, em Cartagena, na Colômbia. Ruan Pablo, que já marcara o gol brasileiro na estreia (empate por 1 a 1 com o Uruguai), fez dois, e Kayke Ayrton anotou o outro.
Além dos gols, Ruan Pablo também levou um cartão amarelo por ter subido em cima da bola com os dois pés a fim de provocar um adversário aos 28 minutos do segundo tempo. Durante a transmissão do Sportv, o comentarista de arbitragem PC Oliveira disse que a decisão tomada pelo árbitro peruano Jordi Espinoza cabe diante das regras do jogo. Na reta final do duelo, o camisa 11 da Bolívia, Garcia, também foi amarelado pelo mesmo motivo.
Durante consulta do comentarista Marcelo Raed a PC Oliveira, o ex-árbitro explicou que o cartão amarelo não é obrigatório, mas que o mesmo pode ser aplicado caso o árbitro entenda que uma provocação desse tipo possa desencadear ações violentas durante a partida.
Com o resultado, o Brasil assumiu provisoriamente a liderança do Grupo B do Sul-Americano Sub-17, com quatro pontos, um a mais do que tem a Venezuela, que folgou nesta rodada (cada chave tem cinco times).
Os gols
Aos seis minutos de jogo, Ruan Pablo recebeu grande lançamento de Wesley Natã na direita e venceu o goleiro Philippin com um chute cruzado. Aos 16 do segundo tempo, Tiago Augusto cruzou, e Ruan fez o segundo dele, completando de pé esquerdo. Também de esquerda, mas aos 35, Kayke Ayrton fechou o placar com uma cavadinha após receber bonito lançamento de Naarã.
O Brasil não fez um grande jogo e até sofreu bastante no primeiro tempo, com menos posse de bola e finalizações (foram apenas duas contra sete da Bolívia), mas conseguiu controlar na etapa final para chegar à vitória.