O Brasil estreou com vitória na fase final do Sul-Americano sub-17. Neste domingo, no Estádio Juan Gilberto Funesa, em San Luis, na Argentina, a seleção brasileira derrotou o Uruguai por 1 a 0, mas pode ter arrumado um grande problema para a sequência da competição. Autor do gol da vitória, o atacante Mosquito, do Atlético-PR, sentiu o músculo da coxa direita e seu aproveitamento no restante do torneio é uma incógnita.
Como vem se repetindo desde a primeira fase, o Brasil voltou a mostrar um futebol envolvente, com muitas opções ofensivas. Mosquito, que saiu ainda no primeiro tempo, Matheus Índio, e Kennedy foram muito bem, mas o grande destaque, mais uma vez, foi o lateral-esquerdo Abner, do Coritiba.
Com a vitória, o Brasil, do técnico Alexandre Gallo, soma três pontos. O Uruguai segue com zero, enquanto Argentina, Paraguai, Peru e Venezuela estreiam ainda neste domingo na fase final. Das seis seleções, quatro garantem vaga no Mundial da categoria, neste ano, na Turquia.
Comemoração e dor
O gol do Brasil aconteceu aos 20 minutos do primeiro tempo. Após boa trama ofensiva, Matheus Índio, do Vasco, arriscou de fora da área e carimbou a trave. Na sobra, Mosquito estufou a rede, mas sentiu a coxa no lance e foi imediatamente substituído por Kennedy, do Fluminense.
A Seleção foi sempre superior em campo e teve boas chances para ampliar a vantagem. Boschilia, do São Paulo, quase marcou um belo gol de falta, enquanto Kennedy infernizou a zaga uruguaia. A Celeste, por sua vez, também teve seus bons momentos, mas não conseguiu marcar.
O Brasil volta a campo na próxima quarta-feira, quando enfrenta a Venezuela. No mesmo dia, o Uruguai tem a Argentina pela frente.