O Vasco sagrou-se campeão carioca sub-17 ao bater o Fluminense por 1 a 0, na tarde desta sexta-feira, nas Laranjeiras. Gabriel Souza, GB, foi o autor do gol do título. Os times haviam empatado no jogo de ida em 0 a 0 na semana passada, em São Januário.
A equipe vascaína abriu o placar logo aos 3 minutos de jogo. Após cobrança de escanteio, GB subiu mais que a defesa tricolor e cabeceou para o fundo das redes. Em desvantagem, o Flu se lançou ao ataque, mas não estava em uma tarde das mais inspiradas. Foi um primeiro tempo morno, sem mais chances claras de gol.
Na segunda etapa, o Flu seguiu em busca do empate, mas foi o Vasco quem chegou primeiro com mais perigo. Rayan saiu na cara do gol e parou no goleiro Álvaro. Pouco depois, foi a vez do Tricolor ter uma grande chance com Isaac, que chutou cruzado e Allan Vitor defendeu. Erick, do Vasco, cobrou falta que passou perto do gol. E Isaac levou perigo mais uma vez com um chute rasteiro que raspou a trave. Nos minutos finais, o Cruz-Maltino teve duas chances de matar o jogo. Mas Rayan parou em Álvaro e Andrey chutou para fora.
O Fluminense havia se classificado para as finais com a melhor campanha da fase de grupos e o título da Taça Guanabara, passou por Nova Iguaçu nas quartas e o Boavista nas semifinais e estava invicto na competição. Já o Vasco avançou com a terceira melhor campanha no geral, com apenas uma derrota, e superou os arquirrivais Botafogo nas quartas e Flamengo nas semis para chegar à decisão.