O Vasco sofreu sua primeira derrota na Taça Belo Horizonte. Neste sábado (11/07), no Campo da PUC, em Belo Horizonte, o sub-17 enfrentou o PSTC (PR) e não conseguiu obter um resultado positivo. A equipe de São Januário acabou sendo superada pelo placar de 3 a 2. Os gols vascaínos foram marcados por Douglas Luiz e Somália.
Com o resultado, o Gigante da Colina permaneceu com um ponto e fechou a rodada na quarta colocação do Grupo 2. A liderança da chave é do PSTC (PR), que chegou aos quatro pontos com a vitória. Avaí, com três, e América Mineiro, que possui o mesmo número de pontos do time vascaíno, estão logo atrás. O último colocado é o Bahia.
O JOGO
Querendo terminar a rodada na liderança, o Vasco se lançou ao ataque nos primeiros minutos. Em sua primeira investida, o Gigante da Colina quase abriu o placar com Robinho. Aos oito, quem apareceu foi Douglas Luiz. O volante tabelou com João Bernardo e acertou a trave da equipe paranaense. O cruzmaltino seguiu pressionando. Garçom na jogada anterior, João Bernardo arriscou de longe e assustou.
Recuado, o rival começou a crescer na partida aos 12 minutos. Após escanteio, o PSTC quase inaugurou o marcador. Dois minutos depois, o placar só não foi inaugurado pelo adversário devido a uma grande defesa de João Pedro. A resposta vascaína veio aos 16 minutos, com Robinho. O camisa 11 fez bonita jogada individual, mas acabou chutando para fora. Antes do primeiro tempo chegar ao fim, aos 32, Alan Cardoso cobrou falta na trave.
Ao contrário do que aconteceu na etapa inicial, o PSTC tomou a iniciativa e acertou a trave logo aos dois minutos. A jogada não serviu para acordar o Vasco, que pouco tempo depois acabou sofrendo o primeiro gol. O tento foi anotado após rápida jogada de contra-ataque: PSTC 1 x 0. Em desvantagem, o clube de São Januário foi com tudo para cima do adversário. O cruzmaltino teve a chance de empatar aos seis minutos, mas Alan Cardoso cabeceou para fora.
Uma grande oportunidade foi desperdiçada pelo Vasco aos 17 minutos. Após grande jogada invidivual pela esquerda, Paulo Vitor invadiu a área e cruzou para Robinho, que finalizou forte. A bola não balançou as redes devido a uma grande defesa do goleiro rival. Na frente do marcador, o time paranaense passou a apostar nos contra-ataques. Foi através de um deles que o PSTC ampliou o placar aos 26 minutos: PSTC 2 x 0.
O gol do adversário não fez o Gigante da Colina desistir. Aos 32 minutos, Somália foi lançado, ganhou do goleiro e serviu Douglas Luiz dentro da grande área. O volante não desperdiçou e marcou para o cruzmaltino: VASCO 1 x 2. Empolgado, o Vasco foi com tudo para o ataque, mas quem guardou novamente foi o PSTC, outra vez numa rápida jogada de contra-ataque: PSTC 3 x 1.
No fim do jogo, a equipe vascaína demonstrou bravura e marcou mais um gol. Aos 40 minutos, Rodrigo Coutinho cruzou, Alan Cardoso desviou de cabeça e Somália demonstrou oportunismo para anotar o segundo tento cruzmaltino. Nos acréscimo, o clube de São Januário apertou, mas não conseguiu evitar a derrota: VASCO 2 x 3.
Escalação do Vasco: João Pedro, Gabriel Buriche, Gabriel Norões, Richard e Alan Cardoso; Rafael França, Douglas Luiz, João Bernardo (Somália) e Eduardo Feitoza (Linnick); Robinho (Rodrigo Coutinho) e Paulo Vitor. Treinador: Marcus Alexandre.