No fim, houve consenso. Depois de clubes se queixarem de perder atletas da equipe profissional para um período de treinos da Seleção Brasileira Sub-20, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aceitou reduzir de oito para cinco dias o tempo de trabalho na Granja Comary, no Rio de Janeiro, a partir do próximo dia 3 de junho.
Com isso, times como Atlético-MG, Cruzeiro, Palmeiras, Corinthians, Santos e Flamengo poderão contar com suas promessas a partir de 9 de junho, dia posterior ao fim dos trabalhos comandados pelo técnico Ramon Menezes, visando ao Sul-Americano da categoria, que acontece no próximo ano, no Peru.
A CBF informou que deve confirmar em breve essa diminuição de datas de treinamento.
Flamengo, Corinthians e Palmeiras estavam receosos de perder as peças por mais tempo, já que têm a previsão de ter outras baixas por conta da Copa América. A competição continental também começa em junho. Por outro lado, o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil não serão paralisados.
Com isso, as três equipes entraram em contato com a CBF e, por meio de ofício, tentaram ajustar o calendário. O período de treino, inicialmente, esteve previsto para ir de 3 a 11 de junho. Por ser uma Data Fifa, os clubes são obrigados a ceder jogadores de todas as categorias.
No Palmeiras, o zagueiro Vitor Reis, o meia Luis Guilherme e o atacante Estêvão foram convocados. No Corinthians, o meio-campista Bidon e o atacante Wesley. No Flamengo, o também meio-campista Lorran. Todos esses atletas estão integrados ao grupo profissional dos times e fazem parte dos planos dos treinadores.
O zagueiro Iago e o volante Rayan Lucas, do Flamengo, e o goleiro Felipe Longo, do Corinthians, também foram selecionados pelo técnico Ramon Menezes. Eles, no entanto, não compõem o elenco principal dos times.
Veja a lista de convocados da Seleção Brasileira Sub-20
GOLEIROS
Felipe Longo (Corinthians)
Otávio (Cruzeiro)
Robert Assunção (Atlético-MG)
LATERAIS
JP Chermont (Santos)
Leonardo Derik (Athletico-PR)
Pedro Lima (Sport)
Souza (Santos)
ZAGUEIROS
Iago (Flamengo)
Jair – Santos
Kayky – Fluminense
Vitor Reis – Palmeiras
MEIO-CAMPISTAS
Bidon (Corinthians)
João Costa (Roma-ITA)
João Pedro (JP) (Vasco)
Lorran (Flamengo)
Luis Guilherme (Palmeiras)
Rayan Lucas (Flamengo)
ATACANTES
Alisson Santana (Atlético)
Deivid Washington – Chelsea (ING)
Estêvão – Palmeiras
Pedrinho – Zenit (RUS)
Robert – Cruzeiro
Wesley – Corinthians