A Diretoria de Competições da CBF (DCO) divulgou, nesta terça-feira (28), os documentos técnicos relativos à disputa do Campeonato Brasileiro Sub-20 2019. São eles: o Regulamento Específico da Competição (REC), a Tabela Básica Detalhada do torneio, além do Plano Geral de Ação (PGA) do campeonato. A busca pelo título começa no dia 26 de julho, com 20 clubes participantes.
Forma de disputa
O Campeonato Brasileiro Sub-20 será disputado pelos 20 clubes melhores colocados no Ranking Nacional de Clubes 2019. A competição é composta por quatro fases. Durante a Primeira Fase , os 20 clubes jogarão entre si, em turno único, classificando-se para a fase seguinte os oito primeiros colocados . Na Segunda Fase os oito clubes classificados na Primeira Fase constituirão os grupos B, C, D e E, os jogos serão realizados no sistema eliminatório, com partidas de ida e volta, cujos vencedores se classificarão para a fase seguinte.
Nas semifinais, as equipes se enfrentarão sob modelo eliminatório, em partidas de ida e volta. A final também será decidida em dois jogos.
Critérios de desempate
Em caso de empate em pontos ganhos entre dois ou mais clubes ao final do Campeonato, o desempate, para efeito de classificação, será efetuado observando-se os critérios abaixo:
1º) maior número de vitórias;
2º) maior saldo de gols;
3º) maior número de gols pró;
4º) menor número de cartões vermelhos recebidos;
5º) menor número de cartões amarelos recebidos;
6º) sorteio.
Equipes participantes do Campeonato Brasileiro Sub-20
América-MG
Athletico-PR
Atlético-MG
Bahia-BA
Botafogo-RJ
Chapecoense-SC
Corinthians-SP
Coritiba-PR
Cruzeiro-MG
Flamengo-RJ
Fluminense-RJ
Grêmio-RS
Internacional-RS
Palmeiras-SP
Ponte Preta-SP
Santos-SP
São Paulo-SP
Sport-PE
Vasco da Gama-RJ
Vitória-BA
Tabela Básica - Campeonato Brasileiro Sub-20 de 2019