Futebol

Técnico de Portugal diz que Vasco e Flamengo são os times que mais lhe agrad

\"Carlos

RIO - O técnico da seleção portuguesa, Carlos Queiroz, foi a principal atração nesta quarta-feira no Footecon, Fórum Internacional do Futebol realizado no Riocentro, zona oeste da cidade. Após dar palestra marcada pelo bom humor, o treinador foi questionado pelos jornalistas sobre todos os assuntos relacionados ao grupo G da Copa do Mundo, que tem Portugal e Brasil, além de Coreia do Norte e Costa do Marfim. Garantindo que a seleção brasileira não lhe \"tira o sono\", Queiroz defendeu os jogadores brasileiros naturalizados portugueses - Pepe, Liédson e Deco -, que enfrentarão o país de origem na terceira partida da primeira fase, na África do Sul. A naturalização de jogadores rende muita polêmica no Brasil. E Portugal conta com três jogadores daqui. Qual é a opinião do técnico da seleção portuguesa?

Carlos Queiroz: Essa afirmação é errada. O que temos são três jogadores portugueses que nasceram no Brasil. São jogadores que decidiram dar um rumo diferente para as suas vidas e isso deve ser respeitado. Podemos amar a mãe e o pai ao mesmo tempo. Esse amor não se confunde. Qual é a sua expectativa para o jogo contra o Brasil, o terceiro de Portugal na Copa? Você ainda lembra daquela goleada de 6 a 2 em 2008?

Carlos Queiroz: Foi certamente um grupo interessante para a Copa do Mundo. Portugal e Brasil farão o jogo mais quente da primeira fase, é a partida mais atrativa para as televisões do mundo inteiro. Mas ninguém me tira o sono. O Brasil tem excelentes jogadores e todos podem fazer a diferença, sem exceção. O que temos que ter é concentração máxima e não dar espaços. Naquele jogo, não respeitamos as capacidades do Brasil. Jogamos de maneira aberta e desorganizada. Por isso acabamos goleados. Quais são as maiores qualidades da seleção brasileira?

Carlos Queiroz: O Brasil comandado pelo Dunga tem muita concentração, disciplina de jogo, todos os jogadores participam da marcação e da parte tática. Isso nem sempre acontece com a seleção brasileira, o que acabava sendo explorado pelos outros times. O Dunga tem apenas três anos como treinador. Isso pode ser um problema para ele na Copa do Mundo?

Carlos Queiroz: O Guardiola tem um ano no comando do Barcelona e já ganhou a Liga dos Campeões. O Dunga, com três anos, já levantou várias taças. Imagine nos próximos anos. Ele está fazendo um trabalho extraordinário no Brasil. O tempo é relativo. O importante são os resultados. E a Coreia do Norte e Costa do Marfim?

Carlos Queiroz: A Coreia certamente não é uma das favoritas. Eu, por enquanto, só estou preocupado com a Costa do Marfim. Terei a chance de ver a Coreia do Norte contra o Brasil. Mas ainda é muito cedo para fazermos prognósticos sobre a Copa. A Costa do Marfim, por exemplo, tem um grande jogador, que é o Drogba. Mas há como afirmar agora que o Drogba estará na Copa? Antes da Copa, ele ainda disputará Campeonato Inglês, Liga dos Campeões, Copa Africana..... Muitas seleções não avançam no Mundial porque chegam destruídas fisicamente. A Copa é a competição rainha do futebol. Por isso é importante ter os melhores jogadores nas melhores condições. O certo seriam três semanas de preparação. Não dá para o jogador atuar em mais de 100 jogos numa temporada e conseguir render bem sempre.O Cristiano Ronaldo recebe muitas críticas por não render na seleção tão bem como nos clubes. Qual é a sua opinião?

Carlos Queiroz: Não acho a diferença do Cristiano Ronaldo tão grande entre clube e seleção. Ele joga melhor no clube porque trabalha diariamente lá, conhece todos muito bem. O rendimento acaba sendo melhor por isso. Na seleção ele passa poucos dias com os jogadores. E a lesão que o Cristiano teve na última temporada o prejudicou muito. Você pensa em trabalhar um dia no futebol brasileiro? Quais os clubes daqui que você mais gosta?

Carlos Queiroz: Eu sempre tive a vontade de trabalhar no Brasil. A técnica dos jogadores brasileiros permite ao treinador pensar em várias situações durante o jogo. Os clubes que mais me agradam no Brasil são Vasco e Flamengo.

Fonte: Globo Online
  • Sábado, 19/10/2024 às 18h30
    Vasco Vasco 1
    Atlético-MG Atlético-MG 1
    Copa do Brasil Arena MRV
  • Quarta-feira, 23/10/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Segunda-feira, 28/10/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • 06/11/2024
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
  • 13/11/2024
    Vasco Vasco
    Fortaleza Fortaleza
    Campeonato Brasileiro - Série A Castelão
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 21 (38,89%)
Empates 17 (31,48%)
Derrotas 16 (29,63%)
Total 54
Gols
Marcados 71 (51,45%)
Sofrido 67 (48,55%)
Total 138
Saldo 4
Cartões
Amarelos 138 (92,00%)
Vermelhos 12 (8,00%)
Total 150