Se nos profissionais o time do Vasco não se deu bem contra o Cruzeiro e foi derrotado por 5 a 3 no último domingo, pelo Campeonato Brasileiro, na categoria sub-15 a história foi diferente. Na manhã desta segunda-feira, os dois clubes se enfrentaram na final da XVI Copa da Amizade Brasil-Japão, e o time de São Januário não decepcionou. Em jogo movimentado, os garotos da base cruz-maltina derrotaram a Raposa por 2 a 1 e se sagraram bicampeões do torneio, que também foi vencido pela equipe em 2012.
A partida, disputada no CFZ, teve o Vasco saindo na frente aos oito minutos da etapa inicial, com Evander. No segundo tempo, Hugo aumentou a vantagem após desviar cruzamento de cabeça, aos 10 minutos, e Gabriel Henrique diminuiu para o Cruzeiro aos 25, dando números finais a partida. De acordo com o técnico vascaíno Luiz Felipe Santos, a equipe soube segurar o resultado para ficar com o título.
- O mais importante no trabalho com esses meninos de 14, 15 anos é a formação deles como pessoa, sem dúvida. Mas é claro que os títulos servem para coroar um bom trabalho. Já havíamos ganhado a Taça Guanabara neste ano e agora vencemos o principal torneio da categoria no país ao derrotar um outro grande time que é o Cruzeiro. Foi um belo jogo, todos estão de parabéns e agora é hora da molecada curtir – disse o comandante vascaíno.
Campeão, o time do Vasco ainda ganhou os prêmios de Melhor Jogador e Melhor Goleiro, com Evander e João Pedro, respectivamente.