O único título mundial de clubes conquistado por um time do Rio de Janeiro foi o de 1981, com o Flamengo. Porém, nos últimos três títulos mundiais de times brasileiros, as equipes foram dirigidas por técnicos cariocas: em 2000, Oswaldo de Oliveira comandou o Corinthians; em 2005, o São Paulo foi dirigido por Paulo Autuori; e, neste domingo, Abel Braga, que jogou pelo Vasco na década de 70, levou o Internacional ao seu título mais importante.
Curiosamente, no título mundial conquistado pelo Flamengo, o técnico era um gaúcho, com passagem marcante pelo Internacional, Paulo César Carpegianni. No ano que vem, o Flamengo vai disputar a Libertadores e pode repetir a façanha de ser campeão mundial. Se não houver mudança de comando, o treinador da campanha será o mineiro Ney Franco.
O São Paulo, que também disputará a Libertadores, será comandado pelo paulista Muricy Ramalho. O Paraná será dirigido pelo também paulista Zetti, em sua primeira participação na competição continental. O único carioca além de Abel na disputa pela Libertadores e, em caso de vitória, do Mundial, será Vanderlei Luxemburgo, que comandará o Santos.