Futebol

Técnicos finalistas driblaram vaias e agora buscam afirmação

Botafogo e Vasco decidirão o título da Taça Guanabara às 16h deste domingo, no Engenhão. Além do preto e branco na camisa, os times têm na relação conturbada entre seus treinadores e torcedores outra semelhança para esta final. Oswaldo de Oliveira e Gaúcho, no entanto, driblam as vaias oriundas da arquibancada e apostam na conquista do primeiro turno do Campeonato Carioca por mais tranquilidade e afirmação nas equipes.

Oswaldo de Oliveira chegou ao Botafogo no início de 2012 e tinha moral com os torcedores, que o chamavam em General Severiano para distribuir autógrafos. Entretanto, a relação ruiu quando o treinador entrou em rota de colisão com Loco Abreu e foi decisivo para a saída do uruguaio do clube. A partir desse momento, o comandante alvinegro perdeu a paz em dias de jogos e passou a ser hostilizado por parte dos botafoguenses.

Neste domingo, Oswaldo de Oliveira tem a oportunidade de dar a volta por cima e deixar a relação ruim no passado. O técnico mira a conquista da Taça Guanabara para ter mais tranquilidade no seu dia a dia. Apesar do relacionamento conturbado com a torcida, o treinador conta com o apoio dos atletas e da diretoria, satisfeita com o profissional, apesar de o Alvinegro não ter conquistado um título sequer na temporada passada.

“A minha vida e a vida de qualquer treinador é recheada dessas coisas [cobranças]. Temos que saber suportar, reparar, lutar ou se resignar. Não é algo que vamos conseguir afastar do nosso cotidiano. Por isso eu procuro me dar muito bem com esse tipo de coisa. Seja na vitória ou na derrota eu preciso acordar na segunda-feira, levantar a cabeça e seguir em frente”, disse o comandante do Glorioso.

Pelo lado cruzmaltino, Gaúcho assumiu o cargo com o respaldo do diretor técnico Ricardo Gomes. A mudança ocorreu ainda no final do ano passado e o então auxiliar vem colhendo frutos com o trabalho. No entanto, parte da torcida ainda tem resistência com o seu nome.

Até por isso, Ricardo Gomes sai em defesa do companheiro de trabalho com frequência. Os dois atuam juntos durante a semana. Porém, Gaúcho é o responsável integral nos 90min das partidas. Questionado sobre as semelhanças com a situação do adversário Oswaldo de Oliveira, o comandante vascaíno enalteceu o trabalho e vê o título da Taça Guanabara como possibilidade de um novo rumo na carreira.

“O futebol mostra, mais uma vez, que trabalho e seriedade fazem isso. Os dois lados chegaram com merecimento. Nada vai tirar o brilho do trabalho. Um título é importante, mas o projeto é duro desde o primeiro dia. O futebol dá prêmios e reconhecimento. Isso é gratificante e está acontecendo. Estou feliz por toda a trajetória. Acho que o meu momento chegou. Precisamos fechar esse turno com o título para ficar um sabor melhor. É lógico que isso dá um reconhecimento muito maior, coloca o profissional em outro rumo”, comentou.

Atualmente Oswaldo de Oliveira e Gaúcho vivem bom momento à frente de Botafogo e Vasco. A dupla tem moral com suas diretorias, mas o título serviria para coroar o trabalho neste início de temporada. Por outro lado, uma derrota pode fazer com que os treinadores voltem a sofrer com vaias dos torcedores. Além da Taça Guanabara, o jogo deste domingo decidirá também o futuro da relação entre treinadores e torcedores.

Fonte: Uol
  • Terça-feira, 06/08/2024 às 21h45
    Vasco Vasco 1
    Atlético Goianiense Atlético Goianiense 0
    Copa do Brasil São Januário
  • Domingo, 15/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Domingo, 22/09/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 25/09/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 29/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 21 (38,89%)
Empates 17 (31,48%)
Derrotas 16 (29,63%)
Total 54
Gols
Marcados 71 (51,45%)
Sofrido 67 (48,55%)
Total 138
Saldo 4
Cartões
Amarelos 138 (92,00%)
Vermelhos 12 (8,00%)
Total 150