Torcida

Tendência de número de vascaínos é de leve aumento

FLAMENGO

Neste século, teve presença discreta em nível nacional, conquistando uma Copa do Brasil (2006) e um Brasileiro (2009) – e o efeito deste campeonato ainda não dá para medir. Em nível estadual, teve hegemonia inédita. Mas o grosso de sua torcida vem de fora do Rio. Como venceu o último Brasileiro, a tendência é de alta.

CORINTHIANS

Neste século, o clube viveu numa gangorra. Associou-se à MSI, o que rendeu um Brasileiro, escândalos, a deposição do presidente e o rebaixamento. Depois reergueu-se, trouxe Ronaldo, venceu a Copa do Brasil e... mais nada. Mas o clube cresceu financeiramente e a tendência é de alta.

PALMEIRAS

Vive sua década perdida. Sem a Parmalat, Mustafá economizou e passou um ano na Série B. Seus sucessores gastaram muito, mas não tiveram sucesso. Agora, até o futuro parece incerto, por causa das dívidas. A torcida caiu e a tendência é de baixa, pelo menos até a reinauguração do estádio.

SÃO PAULO

No século 21, foi o clube mais vitorioso do Brasil, até aqui. Conquistou três Brasileiros, uma Libertadores e um Mundial. Por isso, sua torcida cresceu muito, em comparação às demais. Mas a sequência parece ter se quebrado, e o clube pode entrar numa outra fase difícil. Sem tendência

VASCO

A década é mais do que perdida, é trágica. Desde 2004, o time não chega nem sequer a uma final de turno do Estadual. No fim da era Eurico, a torcida sumiu dos estádios. Com Dinamite, a situação melhorou, mas não muito. Pior do que esta década é impossível, portanto a tendência é de leve alta.

FORTALEZA

O Tricolor cearense não está na Série A nem mesmo na B. Está na Terceira Divisão nacional.

Mas em seu estado, o time é dominante e não dá chance ao Ceará. Faturou quase todos os títulos recentemente. Por isso, entre os mais jovens sua torcida supera não só a do rival, mas clubes mais tradicionais como Fluminense e Botafogo.

VITÓRIA

A torcida do Rubro-Negro baiano ainda está atrás do seu tradicional rival, o Bahia. Mas esse resultado é ilusório.

Quando se olha apenas os torcedores mais jovens, a torcida do Vitória é mais de 30% superior à do rival e maior até do que a do Santos. A razão são os títulos estaduais sucessivos conquistados neste século.

SPORT

O tradicional equilíbrio de forças entre os três clubes do estado foi rompido e não há sinal de que possa ser restabelecido. Na disputado do Estadual, só dá o Leão. O resultado é que os garotos do estado não querem saber de outro time. O Sport tem entre os jovens o dobro de representatividade do geral e é o sétimo clube do Brasil nesse quesito.

GRÊMIO

Esse é o resultado mais difícil de explicar da pesquisa. Mesmo sem títulos, a torcida do Grêmio cresce sobre a do Inter. A epopeia da batalha dos Aflitos e o modo “argentino” dos torcedores agirem certamente têm algum efeito, mas só isso não explica por que essa torcida até quase alcançou a do Vasco, que sempre esteve bem à frente.

\"Vergonha explica variação das torcidas\"

Um dos pontos que mais chamam a atenção nesta pesquisa é a redução da massa de torcedores de alguns clubes, especialmente o Vasco. Como o clube carioca pode ter perdido 2,1 milhões de torcedores em seis anos, se morreram muito menos e sabe-se que quase ninguém vira casaca? Quem dá a explicação é justamente o diretor de Marketing do Vasco, Fabio Fernandes.

Segundo o publicitário, todo clube tem um contingente de simpatizantes que, dependendo da fase, diz torcer por ele ou por ninguém – ou por um segundo time, se vive em estado periférico.

Como Palmeiras e Vasco, por exempoloexemplo, atravessam fases difíceis, no bolo dos “sem time” estão muitos palmeirense e vascaínos envergonhados.

(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal Lance)
Mas, no longo prazo, o tamanho das torcidas pode encolher mesmo. Basta ver o que foram e o que são clubes como os Américas do Rio e de Minas Gerais.

Fonte: Jornal Lance
  • Terça-feira, 06/08/2024 às 21h45
    Vasco Vasco 1
    Atlético Goianiense Atlético Goianiense 0
    Copa do Brasil São Januário
  • Domingo, 15/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Domingo, 22/09/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 25/09/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 29/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 21 (38,89%)
Empates 17 (31,48%)
Derrotas 16 (29,63%)
Total 54
Gols
Marcados 71 (51,45%)
Sofrido 67 (48,55%)
Total 138
Saldo 4
Cartões
Amarelos 138 (92,00%)
Vermelhos 12 (8,00%)
Total 150