As primeiras rodadas do Campeonato Carioca podem servir como uma oportunidade importante de destaque para alguns jogadores do Vasco. Com um grupo formado em sua maioria por jogadores da base e atletas que retornaram de empréstimo, o clube inicia a competição ainda de olho na formação do time principal para o restante da temporada
Alguns jogadores da base já figuraram com frequência no elenco profissional no ano passado e terão o início de ano para chamar a atenção da comissão técnica de Fábio Carille. São os casos, por exemplo, de Guilherme Estrella e JP. Os jovens chegaram a ter destaque no time principal em 2024, mas tiveram sequência interrompida por conta de lesões e terão o início do ano para retomar o ritmo.
A dupla de zaga Lyncon e Luiz Gustavo também terá teste de ouro pela frente. O Vasco passa por uma reformulação no setor defensivo e não já contará com Léo (anunciado pelo Athletico-PR) e Maicon (empréstimo encaminhado com o Coritiba).
Assim, os dois jovens zagueiros terão o Carioca como um laboratório para o restante da temporada no profissional. Quem se destacar, deve ser integrado ao time principal ao longo de 2025 para suprir carência no setor defensivo.
Há também alguns atletas que já atuaram nas primeiras rodadas do torneio do ano passado e terão mais uma oportunidade de destaque em 2025. São os casos, por exemplo, de Paulinho e Lucas Eduardo.
Retorno de jogadores emprestados
O grupo que inicia o Carioca também conta com o retorno de quatro jogadores que estavam emprestados a outros clubes. São eles: Riquelme, De Lucca, Zé Gabriel e Serginho.
Riquelme passou a temporada de 2024 no Sport, mas não se firmou no clube pernambucano. O jogador chegou a ter chances como titular no início da temporada, mas perdeu espaço e somou apenas 14 jogos pelo time. O contrato dele com o Vasco é válido até 14 de agosto de 2026.
De Lucca, por sua vez, chegou a se firmar longe do Vasco. O volante foi emprestado ao Ceará e disputou 35 partidas com o clube em 2024. O contrato do atleta vai até dezembro de 2025.
Outro volante que retorna de empréstimo é Zé Gabriel. O atleta chegou a disputar 27 jogos pelo Vasco em 2024, mas deixou o clube na segunda janela para atuar pelo Coritiba na segunda parte da Série B. Por lá, foram 17 partidas, com um gol e uma assistência.
Por fim, outro nome que poderá ter novas chances no Vasco é Serginho. Com contrato até dezembro de 2025, o atacante foi emprestado ao Criciúma na segunda janela de transferências, mas não teve muitas chances. Foram apenas três jogos no clube catarinense - todos saindo do banco de reservas. O atleta, inclusive, recusou proposta de um clube turco e segue na pré-temporada vascaína.