A torcida já fez a sua parte. Todos os ingressos para as arquibancadas do Maracanã foram vendidos e 6.600 lugares para as cadeiras inferiores devem ser esgotados nas primeiras horas da manhã de hoje.
Em campo, as equipes de Vasco e Fluminense possuem totais condições de corresponderem às expectativas e protagonizarem um clássico como há muito tempo não é visto. Afinal, os dois times pisarão no gramado no Maior do Mundo com escalações que estão entre as melhores dos últimos dez anos.
No Vasco, o retorno de um grande time é comemorado pela torcida. Desde 2001 que o time não apresentava uma formação com nomes de peso como Fernando Prass, Felipe, Zé Roberto, Carlos Alberto e Éder Luís. Naquele tempo, o ataque ainda era formado por Romário e Euller, resquícios de uma geração vitoriosa. De lá para cá, times apenas medianos passaram por São Januário, alguns mais esforçados, mas nenhum capaz de realmente empolgar os vascaínos.
Esse é com certeza um dos grupos mais fortes com que já trabalhei. Já tive a chance de atuar ao lado de grandes jogadores, mas contamos com muitos nomes de qualidade já disse o zagueiro Fernando, um dos mais experientes do elenco.
Já o Fluminense vive dias de sonho não apenas graças à liderança no Campeonato Brasileiro, mas também pela possibilidade de olhar para si e encontrar um elenco recheado de grandes jogadores, não apenas titulares, como também reservas. Deco, provável estreante domingo, é a cereja do bolo que já conta com Belletti, Conca, Fred, Washington e Emerson. Depois de ver o forte time d2008 perder a decisão da Libertadores, o Tricolor conseguiu se superar e nisso aposta todas as suas fichas.
Estamos no caminho certo, sabemos que temos grandes jogadores. O que vejo diferente é que temos um brio de campeão. Não desmereço tudo que passou, mas este é o elenco mais forte que já vi no Fluminense disse o goleiro Fernando Henrique.
O camisa 1, por sinal, tem conhecimento de causa. Profissional desde 2002, fez parte de grandes times e outros nem tão grandes assim. Para ele, mensurar a força de hoje é fáciil.
\"Nosso time não deve nada aos outros\"
Roberto Dinamite, presidente do Vasco
Percebemos que o grupo que o Vasco tem hoje é muito bom, só esperamos que possa colocar isso em prática no Campeonato Brasileiro. É um dos melhores dos últimos dez anos, mas cada equipe tem o seu momento. Em 2009, montamos um time competitivo, que venceu a Série B com sobras. Não podemos esquecer isso. Este ano, com todo o respeito aos rivais, incluindo o Fluminense, o Vasco não deve nada a nenhum outro time na Série A, especialmente no meio de campo e no ataque. Como o PC Gusmão acertou a defesa, vejo o nosso time com muita qualidade para brigar por algo grande este ano.
(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal Lance)