O Veneciano (ES), time que sofreu o primeiro gol de Romário como profissional e quer disputar um amistoso contra o Vasco, atualmente não existe. O clube teria de fazer uma seleção entre os integrantes do campeonato de várzea da cidade de Nova Venécia. A folha de pagamento existiria apenas para o amistoso, num total de no máximo R$ 5 mil.
O estádio onde Romário esteve em 1985 continua pequeno, com capacidade para no máximo 2,5 mil pessoas. E está em péssimas condições. Por isso, a idéia do Veneciano é levar a partida contra o Vasco para a capital Vitória, no estádio Engenheiro Araripe.
A Associação Atlética Nova Venécia foi fundada em 25 de abril de 1983. Dois anos depois, realizou um amistoso contra o Vasco e perdeu por 6 a 0, com dois gols do Baixinho.
Em 2001, depois de cinco anos sem atividade, o time voltou a disputar o Campeonato Capixaba como Veneciano. O nome foi escolhido em uma pesquisa com 2 mil pessoas, realizada por um jornal da região.
- O jogo contra o Vasco em 1985 trouxe projeção à cidade de Nova Venécia. Queremos repetir isso - explica o presidente José Renato.