Os clubes do Rio de Janeiro têm até agora o pior início de Brasileiro em dez anos. Juntos, Flamengo, Fluminense e Vasco obtiveram uma vitória, três empates e duas derrotas, o que lhes rendeu um terço (33,3%) dos pontos possíveis.
Apenas na Série A de 2004 houve um desempenho pior dos cariocas nas duas primeiras rodadas: conseguiram 20,1% dos pontos. Na época, eram quatro equipes do Estado no Nacional – em 2015, o Botafogo disputa a Série B.
Até agora, o Vasco não marcou nenhum gol, nem sofreu, com duas partidas zeradas. O Fluminense conseguiu a vitória solitária diante do Joinville, mas foi goleado em seguida pelo Atlético-MG. E o Flamengo sofreu para empatar em casa com o Sport, além de perder do São Paulo fora.
O rendimento fraco neste início do Brasileiro aumenta os temores de queda do nível técnico do Estado após abalos financeiros. Além do Botafogo, maior endividado na Série B, o Vasco enfrenta sérias restrições orçamentárias para montar o seu time no começo da gestão Eurico Miranda, e o Fluminense perdeu o apoio da Unimed, o que o obrigou a reduzir custos.
Quem tem recuperado as finanças é o Flamengo, embora ainda tenha uma dívida considerável. Assim, até agora sua melhoria nas contas não se refletido em campo.
Esse início claudicante do futebol carioca, é óbvio, ainda é um indicativo pois há bastante tempo para recuperação. Em 2009, os times do Estado também tinham obtido apenas 39% dos pontos nas duas primeiras rodadas, e os rubro-negros acabaram campeões. Resta saber se há chance de algo similar nesta temporada.